Vinci assume controle do aeroporto internacional do Rio de Janeiro
A concessionária responsável pelo aeroporto internacional Galeão, localizado no Rio de Janeiro, anunciou nesta quarta-feira que a Vinci Compass adquiriu o controle da empresa, anteriormente nas mãos da Changi Airports, de Cingapura.
Acordo de controle acionário
Os fundos da Vinci adquiriram 70% da acionista controladora da RIOgaleão, enquanto a Changi ficou com os 30% restantes na nova parceria.
Declaração da RIOgaleão
Em comunicado, a RIOgaleão afirmou que “a entrada do novo acionista fortalece a estrutura societária da concessionária” e ressaltou que a operação ainda depende da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Contexto do negócio
A Changi Airports manifestou, por vários anos, interesse em se retirar da concessão, que foi obtida em 2013 por um valor aproximado de R$ 19 bilhões, quase quatro vezes o lance mínimo estabelecido pelo governo na época. No entanto, em junho, a Changi decidiu continuar no negócio após um acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), que estabeleceu novas condições para a concessão do terminal.
O valor da operação com a Vinci não foi revelado.