Liquidação da Will S.A Crédito Financiamento e Investimento
Liquidada na quarta-feira, 21 de setembro, a Will S.A Crédito Financiamento e Investimento iniciou suas atividades em setembro de 2016. A instituição financeira tinha como foco principal o desenvolvimento das classes econômicas C, D e E.
Estrutura do Conglomerado Will
A Will S.A faz parte do conglomerado Will, que inclui o banco digital Will Bank e um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). A instituição estava em regime de administração especial temporária desde novembro, no contexto da liquidação extrajudicial do Banco Master. Daniel Vorcaro é um dos controladores da instituição.
O conglomerado Master era classificado como de crédito diversificado, possuindo porte pequeno e se enquadrando no segmento S3 da regulação prudencial, tendo como instituição líder o Banco Master S/A. Este conglomerado detinha 0,57% do ativo total e 0,55% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Atuação e Desenvolvimento da Empresa
A companhia foi constituída em junho de 2015, começando suas operações em 2016, após a aprovação de seus atos societários pelo Banco Central em dezembro de 2015. Até agosto de 2024, a Will concentrava suas atividades na concessão de crédito pessoal, nas modalidades rotativa e parcelada, a clientes da Will S.A. Instituição de Pagamento.
A partir de agosto de 2024, a instituição assumiu a titularidade de ativos e passivos operacionais que antes eram da instituição de pagamento, realizando todas as operações que eram desempenhadas separadamente pelas empresas do conglomerado Will.
Serviços Adicionais e Resultados Financeiros
Com essa mudança, a Will ampliou suas atividades, começando a oferecer soluções de pagamento, incluindo a emissão e administração de cartões de crédito internacionais com a bandeira Mastercard, assim como a emissão de moeda eletrônica através de uma conta de pagamento totalmente digital, isenta de tarifas e com remuneração equivalente a 100% da taxa DI. Outro aspecto importante foram os serviços complementares de pagamento, que englobam transferências, pagamentos de boletos, recarga de celular, operações via PIX e saques em caixas eletrônicos disponíveis 24 horas.
Em 2024, a empresa reportou um lucro líquido de R$199,1 milhões, contrastando com o resultado negativo de R$182,3 milhões do ano anterior.
Motivos da Liquidação
De acordo com informações do Banco Central, a liquidação da Will foi considerada inevitável devido ao comprometimento de sua situação econômico-financeira, sua insolvência e ao vínculo de interesse associado ao exercício do poder de controle do Banco Master S.A., que estava sob liquidação extrajudicial.
Defesa da Instituição
A defesa de Daniel Vorcaro, procurada pela CNN Brasil, afirmou que a Will S.A Crédito Financiamento e Investimento operava com administração apartada, tendo gestão própria.
No comunicado, foi ressaltado que até 17 de novembro, “a instituição operava regularmente sob o controle do conglomerado Master, e que, a partir de 18 de novembro, com a decretação da liquidação extrajudicial, a gestão do conglomerado passou a ser exercida em regime especial temporário pelo Banco Central."
Além disso, a defesa de Vorcaro acrescentou que o executivo continua “colaborando plenamente com as autoridades competentes, permanecendo à disposição para esclarecimentos.”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


