Confiança nas Relações
A confiança é a base fundamental de qualquer relacionamento bem-sucedido. Sem esse elemento, mesmo a conexão emocional mais forte pode parecer instável.
No cerne da questão, confiança é o sentimento de ter certeza de que o parceiro é confiável, sendo alguém que cumpre o que promete. Essa confiança deve ser conquistada ao longo do tempo através de honestidade e vulnerabilidade emocional.
Como psicólogo treinado em Harvard, especializado em relacionamentos, constatei que casais que realmente confiam uns nos outros estão dispostos a enfrentar conversas difíceis. A seguir, são apresentados dez tópicos que esses casais discutem regularmente, mesmo que seja desconfortável para eles.
1. Dinheiro
Gerenciar as finanças é uma das principais razões pelas quais casais discutem, sendo um dos tópicos mais importantes a serem abordados. Parceiros que confiam um no outro falam sobre tudo, desde o orçamento compartilhado até quem irá pagar por determinadas despesas (e quando fará isso), além das prioridades financeiras que estabelecem as bases para os gastos.
2. Sexo
Cada pessoa traz para o relacionamento um histórico, um conjunto de desejos e expectativas diferentes. Casais que confiam um no outro conseguem se comunicar de forma honesta sobre suas preferências, o que não gostam e como manter a intimidade viva. Essas conversas focam menos no desempenho e mais na conexão e na criação de uma experiência prazerosa em conjunto.
3. Parentalidade
Quando se está criando filhos em conjunto, é provável que seus estilos de parentalidade não coincidam exatamente. Casais que confiam um no outro oferecem e recebem feedback, ajustam-se quando necessário e se concentram em educar as crianças com base em valores compartilhados, não apenas em preferências individuais.
4. Experiências passadas dolorosas
Todos nós carregamos bagagens. Seja de experiências da infância, relacionamentos anteriores ou traumas pessoais, casais que têm confiança um no outro se sentem seguros o suficiente para serem vulneráveis sobre as experiências que moldaram quem são hoje. Eles compartilham momentos difíceis, não com a intenção de serem “consertados”, mas para serem vistos e compreendidos.
5. Tempo
O tempo é um recurso finito. Casais em relacionamentos saudáveis discutem como desejam passar esse tempo, tanto juntos quanto separados. Isso inclui as expectativas em relação ao tempo de qualidade, viagens, horários de trabalho e momentos individuais. Essas conversas ajudam a manter o relacionamento alinhado e a prevenir mal-entendidos.
6. Inseguranças e vergonha
Todos nós temos inseguranças e sentimentos de vergonha relacionados ao que fizemos no passado: decisões equivocas que tomamos, embaraços em relação a escolhas atuais e até mesmo realidades que lutamos para admitir a nós mesmos, pois são dolorosas. Quando se confia no parceiro, é possível compartilhar segredos profundos sem medo de rejeição ou crítica.
7. Erros
Quando alguém comete um erro, como chegar atrasado a um evento planejado ou tomar uma decisão que possa minar a confiança, casais que confiam um no outro são honestos. Mesmo que um erro seja grande o bastante para romper a confiança, cada parceiro compreende que construir um relacionamento baseado em mentiras eventualmente undermina a estrutura do próprio relacionamento.
8. Família
Para muitas pessoas, os membros da família estão entre as pessoas mais queridas de nossas vidas. No entanto, essas relações podem ser algumas das mais difíceis. Casais que realmente confiam um no outro discutem a dinâmica familiar, pedem ajuda para navegar em relacionamentos desafiadores e oferecem suporte mútuo para tornar essas interações o mais saudáveis possível.
9. Lutas pelo poder
Os relacionamentos inevitavelmente envolvem dinâmicas de poder. Quem toma decisões? Quem cede e quem lidera? Durante discussões, casais que confiam um no outro gerenciam essas lutas de poder juntos, engajando-se em uma dança de intimidade. Às vezes, eles mantêm suas posições, enquanto, em outras ocasiões, recuam de forma respeitosa.
10. Sonhos e aspirações
Casais que confiam um no outro estão dispostos a compartilhar suas aspirações e esperanças para o futuro, mesmo aquelas que possam parecer loucas ou improváveis.
É importante lembrar que, mesmo os casais mais conectados não são perfeitos. Eles apenas sabem como enfrentar a imperfeição e têm a disposição de ter conversas difíceis juntos — algo que a maioria das pessoas raramente faz. Quando isso acontece, é um verdadeiro presente.
Dr. Cortney S. Warren, PhD, é uma psicóloga certificada pelo conselho e autora do novo livro “Deixando Ir Seu Ex.” Ela se especializa em relacionamentos românticos, comportamentos aditivos e honestidade. Recebeu treinamento clínico na Escola de Medicina de Harvard após completar seu doutorado em psicologia clínica na Universidade Texas A&M. Siga-a no Instagram @DrCortneyWarren ou no Twitter @DrCortneyWarren.
Deseja ser seu próprio chefe? Inscreva-se no novo curso online da Smarter by CNBC Make It, Como Começar um Negócio: Para Fundadores de Primeira Viagem. Receba orientações passo a passo para lançar seu primeiro negócio, desde testar sua ideia até aumentar sua receita. Inscreva-se hoje usando o código promocional EARLYBIRD para um desconto introdutório de 30% sobre o preço regular do curso de $127 (mais impostos). Oferta válida de 16 a 30 de setembro de 2025.

