As ações dos Estados Unidos enfrentaram pressão inicial no começo da sessão, mas tiveram uma recuperação significativa, subindo bem além das mínimas do dia e fechando em território positivo na quarta-feira, 1 de outubro de 2025.
Os principais índices, embora tenham devolvido parte dos ganhos ao final do dia, ainda encerraram com resultados positivos pela quarta sessão consecutiva. O Dow Jones e o S&P 500 alcançaram novos recordes de fechamento.
Resultados do Mercado
O Dow Jones avançou 43,21 pontos, correspondendo a um aumento de 0,09%, totalizando 46.441,10 pontos. O S&P 500 subiu 22,74 pontos, ou 0,34%, para chegar a 6.711,20 pontos. Já o Nasdaq registrou um crescimento de 95,15 pontos, ou 0,42%, alcançando 22.755,16 pontos.
Contexto do Fechamento do Governo
A pressão de vendas inicial se deu após o fechamento oficial do governo dos EUA, que ocorreu pela manhã, quando os legisladores não conseguiram aprovar um projeto de lei de gastos temporários.
Os democratas exigiram que qualquer proposta de financiamento emergencial incluísse uma extensão dos créditos tributários do Obamacare, enquanto os republicanos argumentaram que essa questão deveria ser debatida somente após a aprovação do projeto de financiamento.
No entanto, a pressão de vendas no início do dia acabou sendo compensada pelo otimismo em relação às taxas de juros, após a divulgação de dados sobre o emprego no setor privado.
A recuperação observada mais tarde também foi impulsionada por análises que indicam que, historicamente, os mercados não foram significativamente afetados por paralisações do governo. De acordo com Jeff Buchbinder, estrategista-chefe de ações da LPL Financial, “em média, o S&P 500 tem permanecido estável durante paralisações, apresentando uma ligeira probabilidade de ganhos em comparação a perdas desde 1976”.
Ele enfatizou ainda que “considerando que a maioria das perdas ocorreu no final da década de 1970, e que a maior queda durante uma paralisação desde 1980 foi de apenas 2,2%, a história sugere que as ações têm boa chance de valorização mesmo durante esse fechamento, embora resultados passados não garantam resultados futuros”.
Dados Econômicos
O relatório mensal de empregos do Departamento do Trabalho, que é amplamente acompanhado, deve ser adiado devido ao fechamento do governo. No entanto, a processadora de folhas de pagamento ADP divulgou, nesta manhã, que o setor privado perdeu inesperadamente 32.000 empregos em setembro, além de uma revisão que mostrou uma diminuição de 3.000 vagas em agosto.
Os economistas esperavam ver um aumento de 50.000 postos de trabalho, em comparação com um acréscimo de 54.000 vagas que havia sido inicialmente reportado no mês anterior.
Bill Adams, economista-chefe do Comerica Bank, destacou que o relatório da ADP pode ter uma influência significativa na decisão do Federal Reserve sobre as taxas de juros, caso o fechamento do governo impeça a divulgação do relatório oficial antes da próxima reunião programada para este mês.
Setores do Mercado
No segmento de ações, as farmacêuticas ampliaram o rali observado na sessão anterior, elevando o índice NYSE Arca Pharmaceutical em 5,4%, o que representa o melhor fechamento em quase sete meses.
Além disso, as ações de hardware de computadores tiveram um desempenho robusto, com o índice NYSE Arca Computer Hardware subindo 3,9%, alcançando um recorde histórico. O índice NYSE Arca Biotechnology também avançou 3,2%, atingindo novos patamares em razão do forte desempenho das ações de biotecnologia.
Os setores de saúde, semicondutores e aço também registraram ganhos expressivos no dia, enquanto as companhias aéreas e os bancos enfrentaram recuos significativos.
Mercados Internacionais
Na região da Ásia-Pacífico, os mercados mostraram um desempenho misto na quarta-feira, com Hong Kong e a China continental fechados em virtude de um feriado. O Nikkei 225 do Japão encerrou com uma queda de 0,9%, enquanto o Kospi da Coreia do Sul apresentou um avanço de 0,9%.
Já na Europa, os principais mercados fecharam em alta. O índice francês CAC 40 cresceu 0,9%, enquanto o alemão DAX e o britânico FTSE 100 subiram 1,0%.
Títulos do Tesouro
Os títulos do Tesouro dos Estados Unidos registraram uma alta em resposta ao fechamento do governo e aos dados de emprego no setor privado. Em consequência, o rendimento do título de 10 anos, que se movimenta de forma inversa ao preço, recuou 4,2 pontos-base, atingindo 4,106%.
Eventos Futuros
Relatórios sobre pedidos semanais de auxílio-desemprego e encomendas industriais estavam agendados para a quinta-feira; no entanto, sua divulgação provavelmente será adiada devido ao fechamento do governo.
Este conteúdo destina-se exclusivamente a fins informativos e não deve ser considerado como aconselhamento financeiro, de investimento ou de qualquer natureza profissional. Não constitui recomendação para compra ou venda de valores mobiliários ou instrumentos financeiros. Todos os investimentos apresentam riscos, incluindo a possibilidade de perda do capital investido. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. É essencial conduzir sua própria pesquisa e consultar um consultor financeiro qualificado antes de tomar decisões de investimento.
Fonte: br.-.com

