Abertura dos Mercados da Ásia-Pacífico
Os mercados da região Ásia-Pacífico começaram a sexta-feira predominantemente em alta, uma vez que os investidores analisavam uma trégua entre Washington e Pequim, após um encontro entre o presidente Donald Trump e seu homólogo chinês, Xi Jinping.
Acordo Comercial
Durante uma reunião de alto nível na Coreia do Sul, as partes chegaram a um acordo comercial informal, que ajudou a desescalar uma disputa relacionada aos elementos raros, a qual ameaçava mergulhar as duas maiores economias do mundo em uma guerra comercial de grandes proporções.
"Ambos os lados parecem manter a alavancagem para futuras negociações, preservando essas medidas como moedas de troca," afirmou Chaoping Zhu, estrategista global de mercados da JPMorgan Asset Management.
Desempenho do Mercado Japonês
O índice Nikkei 225 do Japão subiu mais de 1%, atingindo um novo recorde, enquanto o Topix aumentou 0,79%, também alcançando um pico inédito. O índice Kospi da Coreia do Sul teve um ganho de 0,22% após ter registrado uma nova máxima histórica na quinta-feira, e o pequeno índice Kosdaq subiu 0,47%. Na Austrália, o S&P/ASX 200 começou o dia com uma alta de 0,45%.
Mercado em Hong Kong e China
O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,33%, enquanto o CSI 300 da China continental permaneceu estável. A atividade industrial na China, conforme mostrou uma pesquisa oficial divulgada na sexta-feira, contraiu em outubro mais do que o esperado, atingindo seu ponto mais baixo desde maio. As tensões comerciais com Washington voltaram a se acirrar durante o mês.
O índice oficial de gerentes de compras do setor de manufatura foi registrado em 49, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas, acusando um desempenho inferior às expectativas dos economistas, que projetavam um resultado de 49,6 em uma pesquisa da Reuters. Uma leitura acima de 50 indica crescimento, enquanto um valor abaixo desse número sugere contração.
Impacto das Tarifas
A atividade manufatureira chinesa permanece em contração desde abril, quando a campanha tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou as fábricas chinesas e a demanda global como um todo.
Declínio nas Ações da Panasonic
As ações da Panasonic Holdings caíram mais de 8% após a empresa reduzir sua previsão de lucro operacional para o ano fiscal, com uma diminuição de 13,5% na expectativa de receita de sua unidade de energia, que fornece baterias para a Tesla e outros fabricantes de automóveis.
Desempenho dos Mercados dos EUA
Durante a noite nos Estados Unidos, todos os três principais índices de ações encerraram o dia em baixa, enquanto os investidores analisavam uma série de resultados financeiros das grandes empresas de tecnologia. O S&P 500 caiu 0,99%, encerrando o dia a 6.822,34 pontos, enquanto o Nasdaq Composite teve uma queda de 1,57%, fechando a 23.581,14 pontos. O Dow Jones Industrial Average caiu 109,88 pontos, ou 0,23%, terminando a 47.522,12 pontos.
— Contribuições de Sean Conlon e Sarah Min da CNBC para este relatório.
Fonte: www.cnbc.com
