Penalidades e Programa de Assistência Nutricional Suplementar
No dia 3 de novembro de 2025, uma voluntária apresentou informações sobre o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) em um supermercado localizado em Dorchester, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Mel Musto | Bloomberg | Getty Images
Diretiva do Departamento de Agricultura
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos enviou um memorando aos estados na noite de sábado, alertando sobre a possibilidade de penalidades financeiras se aqueles que emitiram pagamentos completos dos benefícios do SNAP para o mês de novembro não “revogarem” os pagamentos realizados.
A diretiva da administração Trump exacerba o caos em torno do programa de combate à fome, que atende mais de 42 milhões de norte-americanos. O memorando, assinado por Patrick Penn, Subsecretário Adjunto do Departamento de Agricultura, por meio dos Serviços de Alimentação, Nutrição e Consumidor, advertiu que a administração não aprovou os pagamentos integrais dos benefícios do SNAP para novembro.
O memorando afirmou: “Na medida em que os estados enviaram arquivos de pagamento completo do SNAP para novembro de 2025, isso foi não autorizado.” Os administradores dos programas estaduais foram orientados a distribuir, em vez disso, pagamentos parciais de 65% dos benefícios do SNAP para o mês em questão.
Obrigatoriedade de Revogação dos Pagamentos
A notificação exigiu que os estados “imediatamente revertessem quaisquer ações tomadas para emitir benefícios completos do SNAP para novembro de 2025.” A não conformidade poderia resultar no cancelamento da parte federal dos custos administrativos ou responsabilizar financeiramente os estados por “qualquer emissão excessiva resultante da não conformidade.”
Até o momento, não estava claro como o Departamento de Agricultura esperava que os estados recuperassem os pagamentos não autorizados do SNAP.
O Departamento de Agricultura e a Casa Branca não responderam prontamente ao pedido de comentário da CNBC.
Desdobramentos Jurídicos e Compliance dos Estados
O memorando do Departamento de Agricultura foi reportado inicialmente pelo The New York Times. Essa comunicação ocorreu em um momento em que alguns estados se esforçavam para cumprir uma decisão judicial proferida na quinta-feira, quando um juiz federal ordenou que a administração Trump efetuasse o pagamento integral dos benefícios do SNAP para novembro até a sexta-feira. O tribunal rejeitou o plano da administração em financiar parcialmente o programa de auxílio alimentar durante a paralisação do governo dos EUA.
Subsequentemente, o Departamento de Agricultura informou aos estados que começaria a distribuir os benefícios completos do SNAP para cumprir essa ordem, mesmo que a decisão enfrentasse um recurso por parte da administração Trump.
A Associated Press noticiou na sexta-feira que mais de sete estados já “confirmaram que alguns beneficiários do SNAP foram emitidos pagamentos integrais de novembro na sexta-feira.”
Pausa na Decisão Judicial
No entanto, essa ordem foi suspensa pela Suprema Corte na sexta-feira, permitindo que a administração Trump, ou quaisquer autores da ação, contestassem a decisão.
Fundos e Situação do Programa SNAP
A administração Trump havia declarado anteriormente que não utilizaria o fundo de contingência de US$ 4,65 bilhões para financiar o Programa de Assistência Nutricional Suplementar em novembro. O custo total dos benefícios completos do SNAP para aquele mês gira em torno de US$ 8 bilhões.
Assim como outros programas federais, o SNAP não possui recursos apropriados atualmente devido à falha do Congresso em aprovar uma lei de despesas. Essa situação levou à paralisação do governo dos Estados Unidos em 1º de outubro.
Administrações anteriores continuaram a pagar os benefícios do SNAP durante paralisações anteriores.
Fonte: www.cnbc.com

