Sentimento Econômico da Alemanha em Recuperação
O sentimento econômico na Alemanha apresentou uma recuperação significativa no mês de janeiro, conforme indicado pelo relatório do Centro de Pesquisa Econômica Europeia ZEW, publicado na terça-feira, 20 de janeiro. O índice de sentimento econômico subiu para 59,6 pontos, um aumento considerável em relação aos 45,8 pontos que foram registrados em dezembro do ano anterior. Esse resultado superou as expectativas do mercado e é um indicativo de maior confiança sobre o cenário econômico futuro.
Indicador de Situação Atual em Alta
Além da melhoria na expectativa futura, o indicador relativo à situação atual da economia também mostrou um avanço relevante. O índice, que estava em -81 pontos em dezembro, apresentou uma subida para -72,7 pontos em janeiro. Este resultado ficou acima das previsões feitas pelos analistas, sinalizando uma avaliação menos negativa sobre as condições econômicas que prevalecem no país neste momento.
Avanços na Zona do Euro
No que diz respeito à zona do euro, a trajetória também foi positiva. O sentimento econômico nesta região cresceu 7,1 pontos, alcançando assim a marca de 40,8 em janeiro. O indicador de situação atual teve um aumento ainda mais expressivo, com uma variação de 10,4 pontos, levando o índice a -18,1. Esses números reforçam a percepção de uma melhoria gradativa no ambiente econômico dentro da região.
Avisos de Autoridades Econômicas
Segundo Achim Wambach, presidente do ZEW, “o Índice ZEW está subindo fortemente. O ano de 2026 poderá representar um ponto de virada. Entretanto, mesmo diante do sentimento econômico positivo, o trabalho deve prosseguir para aumentar a atratividade da região, com o intuito de possibilitar um crescimento sustentável”.
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

