Resultados do IPC-S da Terceira Quadrissemana de Janeiro de 2026
O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) referente à terceira quadrissemana de janeiro de 2026 apresentou um avanço de 0,49%. Com isso, o índice acumula uma alta de 4,49% nos últimos 12 meses. Esta variação sinaliza uma aceleração nos preços, que se reflete em um aumento da pressão inflacionária em diversos segmentos de consumo das famílias.
Variações nas Classes de Despesa
Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa que compõem o IPC-S registraram elevações em suas taxas de variação. Dentre elas, o grupo de Transportes teve a maior contribuição, com a taxa aumentando de 0,58% na segunda quadrissemana de janeiro de 2026 para 0,86% na terceira quadrissemana do mesmo mês.
Avanços em Outros Grupos
Outros segmentos também mostraram aumentos nas taxas. O grupo Saúde e Cuidados Pessoais viu sua taxa passar de 0,34% para 0,44%. A Alimentação também registrou alta, com a taxa aumentando de 0,63% para 0,70%. De forma mais sutil, Habitação apresentou uma leve aceleração, com a taxa subindo de 0,01% para 0,06%. Por fim, as Despesas Diversas também avançaram, passando de 0,15% para 0,19%. Esses movimentos amplificaram a tendência de alta do índice durante o período analisado.
Desaceleração em Alguns Segmentos
Em contraste, houve desaceleração em determinadas classes de despesa. O grupo Vestuário observou uma queda significativa, passando de 0,46% para -0,39%. Em relação à Educação, Leitura e Recreação, a taxa apresentou uma leve redução, caindo de 1,17% para 1,14%. O grupo Comunicação, por sua vez, não registrou variação nesta apuração.
(fgv)
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

