Com o término dos subsídios federais da ACA, estados democratas oferecem suporte próprio.

Com o término dos subsídios federais da ACA, estados democratas oferecem suporte próprio.

by Patrícia Moreira
0 comentários

Moradores do Colorado preenchem cartões e compartilham suas histórias como conteúdo a ser enviado aos representantes do Congresso em relação aos cortes na saúde, no dia 1º de novembro de 2025, primeiro dia da inscrição aberta do ACA, em Northglenn, Colorado.

Tom Cooper | Getty Images Entertainment | Getty Images

Alguns estados estão tomando medidas para mitigar o impacto financeiro resultante do término dos subsídios federais para os prêmios de seguros de saúde do Affordable Care Act (ACA).

Califórnia, Colorado, Connecticut, Maryland, Massachusetts e Novo México começaram a oferecer subsídios adicionais financiados pelo estado em 2026, com o objetivo de evitar o aumento dos prêmios de seguros que se tornariam inaccessíveis para muitos residentes após o fim dos subsídios federais ampliados, que expiram no final de 2025. Especialistas afirmaram que, apesar de, em muitos casos, a assistência estatal ser menos generosa do que a ajuda federal que foi extinta, ela ainda beneficiará muitos consumidores — especialmente aqueles com rendimentos mais baixos — e ajudará a reduzir o número de famílias que abandonam a cobertura de seus seguros.

“Eles suavizam o impacto”, afirmou Louise Norris, analista de políticas de saúde do healthinsurance.org, um site de referência de seguros.

Aproximadamente 2,6 milhões de pessoas na Califórnia, Colorado, Connecticut, Maryland, Massachusetts e Novo México receberam subsídios federais ampliados em 2025, o que compreende cerca de 12% de todos os consumidores que os obtiveram em nível nacional, de acordo com dados federais acompanhados pela KFF, um grupo de pesquisa de políticas de saúde não partidário.

Estados democratas oferecem subsídios do ACA

ARQUIVO DE FOTO: Uma placa em uma loja de seguros anuncia o Obamacare em San Ysidro, San Diego, Califórnia, EUA, em 26 de outubro de 2017.

Mike Blake | Reuters

As manobras podem aprofundar a divisão política em torno da questão dos subsídios de seguros de saúde, apontaram especialistas.

Os democratas no Congresso têm pressionado pela extensão dos subsídios federais que expiraram, chegando a centrar a prolongada paralisação do governo em torno desse tema. A maioria republicana, até o momento, tem impedido esses esforços.

Os estados democratas são os que escolheram oferecer assistência adicional aos residentes, segundo Matt McGough, analista de políticas do Affordable Care Act na KFF. Mesmo assim, observou que, na verdade, apenas um “pequeno número” fez isso.

Estados republicanos como Texas e Flórida experimentaram o maior crescimento na adesão ao ACA após a implementação dos subsídios federais ampliados em 2021 — e correm o risco de perder muitos desses consumidores, que podem abandonar seus planos de saúde agora que os subsídios federais terminaram, destacou McGough.

Leia mais sobre finanças pessoais na CNBC

  • À medida que os subsídios federais do ACA expiram, estados democratas oferecem os seus próprios
  • Em uma crise de acessibilidade, adultos da Geração Z dependem de ajuda financeira dos pais
  • Como uma IRS menor e cortes no orçamento podem impactar a declaração de impostos: ‘Prepare-se’, diz especialista
  • ‘O seguro social vai acabar?’ é a pergunta errada, diz economista. O que considerar
  • Trump diz que a inflação foi ‘derrotada’. Alguns economistas discordam
  • Trump destaca isenções fiscais no ‘grande belo projeto’ em Davos. Veja como funcionam
  • Trump sugere ideia de estender isenção fiscal para empresas a proprietários de imóveis
  • Pausa nas cobranças de empréstimos estudantis oferece mais tempo para os mutuários se regularizarem
  • Bônus para idosos é uma ‘oportunidade valiosa’, diz contador: Como aproveitar ao máximo
  • Despesas inesperadas consomem, em média, 10% da renda de aposentados, segundo pesquisa
  • Mais empregadores se preocupam com o bem-estar financeiro dos trabalhadores, mostra pesquisa
  • Os republicanos querem acabar com a ‘penalidade da união’ para este crédito tributário de cuidados infantis
  • O Departamento de Educação atrasará as cobranças de empréstimos estudantis em default
  • Trump propõe pagamentos diretos para cuidados de saúde. O que especialistas em políticas dizem sobre isso
  • Estudantes abrem mão de diplomas de quatro anos em favor de faculdades comunitárias e programas de certificação
  • Os 100 melhores consultores financeiros da CNBC: Melhores consultores financeiros, melhores empresas classificadas

Cerca de 4,5 milhões de pessoas na Flórida e 3,7 milhões no Texas receberam subsídios de prêmios — também conhecidos como créditos tributários para prêmios — em 2025, de acordo com uma análise da KFF com dados federais. Juntas, essas cifras representam mais de um terço dos aproximadamente 22 milhões de americanos que receberam subsídios de prêmios naquele ano. Em comparação, na Califórnia, o estado mais populoso dos EUA, 1,8 milhão de pessoas receberam créditos tributários para prêmios no ano passado. A disparidade partidária em relação aos subsídios do ACA se dá em um ano de eleições de meio de mandato, no qual os republicanos tentam manter uma maioria extremamente apertada na Câmara dos Representantes, enquanto a acessibilidade tornou-se um foco importante tanto para políticos quanto para consumidores.

Impacto financeiro do término dos subsídios ampliados do ACA

O cidadão médio que recebeu um crédito tributário para prêmios no ano passado deve observar suas taxas de seguro aumentar mais do que o dobro em 2026, passando de $888 por mês para $1.904, devido ao fim dos subsídios federais ampliados, segundo a KFF.

Os subsídios ampliados estiveram em vigor em 2021 e se basearam na estrutura original dos créditos tributários para prêmios, que foram disponibilizados desde 2014, nos primórdios do Affordable Care Act, também conhecido como Obamacare.

Aquela primeira rodada de subsídios federais ainda está vigente, funcionando de acordo com uma escala móvel, com mais assistência disponível para famílias de baixa renda.

Dr. Vin Gupta sobre como a expiração dos subsídios ampliados do ACA afetará os americanos

Entretanto, esses subsídios não são tão valiosos quanto os créditos tributários ampliados. Os subsídios ampliados estabeleceram um limite de pagamentos diretos para famílias em 8,5% de sua renda anual; agora, esse limite aumentou para cerca de 10%.

Além disso, determinadas famílias não mais se qualificam para receber um crédito tributário para prêmios devido ao retorno da chamada “queda do subsídio”.

Especificamente, os subsídios ampliados permitiram que famílias de rendimento médio que ganhavam mais de 400% da linha de pobreza federal — aproximadamente $63.000 para um indivíduo solteiro ou cerca de $129.000 para uma família de quatro pessoas — se qualificassem para um crédito tributário pela primeira vez. Agora, elas voltaram a estar inelegíveis.

O governo federal utiliza as diretrizes de pobreza de 2025 para determinar a elegibilidade de renda para 2026.

O que os estados estão fazendo para preencher a lacuna

O site healthcare.gov em um laptop, posicionado em Norfolk, Virgínia, EUA, no sábado, 1º de novembro de 2025.

Stefani Reynolds | Bloomberg | Getty Images

Estados como Nova York, Connecticut, Vermont, Massachusetts, Nova Jersey e Washington já haviam oferecido assistência adicional estatal para tornar o seguro saúde mais acessível — além dos créditos tributários federais — antes da expiração dos subsídios federais ampliados, de acordo com McGough. Essas medidas continuam em vigor, disse.

Outros estados tomaram medidas para reforçar a assistência financeira, especificamente devido à expiração dos subsídios federais ampliados.

Novo México

O Novo México é o único estado que conseguiu substituir totalmente os subsídios federais ampliados para seus residentes, segundo especialistas. “Eles cobriram tudo”, destacou Norris. “Ninguém ficou sem seus subsídios no Novo México. Como resultado, a adesão realmente cresceu.”

A adesão ao ACA cresceu cerca de 17% ano a ano em 2026, segundo dados estaduais, uma dinâmica que, segundo Norris, contraria a tendência nacional. Dados federais sugerem que cerca de 1,5 milhão de famílias americanas já haviam abandonado sua cobertura de seguro até o início de janeiro. O Urban Institute estima que quase 5 milhões de pessoas deixarão sua cobertura de saúde em 2026 e ficarão sem seguro devido à perda dos subsídios.

Os legisladores do estado do Novo México estão oferecendo o financiamento até 30 de junho. A governadora Michelle Lujan Grisham, uma democrata, solicitou uma extensão além de 30 de junho caso o Congresso não legisle sobre o financiamento adicional.

Connecticut

Connecticut é o único outro estado que se mobilizou para substituir ao menos parte dos subsídios que estão expirando para aqueles cujos rendimentos superam 400% da linha de pobreza federal, o grupo de consumidores que caiu na “queda do subsídio”, segundo Norris. Connecticut substituirá metade dos valores dos subsídios que expiraram para aqueles com rendimento entre 400% e 500% da linha de pobreza federal, conforme informado pela Access Health CT, o mercado de seguros de saúde do estado. Isso equivale a aproximadamente $63.000 a $78.000 para um indivíduo solteiro, por exemplo.

Meekins: A perda dos subsídios do ACA terá um grande impacto na receita das empresas de saúde

Connecticut também financiará integralmente os valores dos subsídios que expiraram para famílias com rendimentos entre 100% e 200% da linha de pobreza federal, ou seja, entre $15.650 e cerca de $31.000.

O estado está direcionando a assistência para consumidores “particularmente afetados” pela perda dos subsídios, afirmou Norris. Por exemplo, uma família média com rendimento superior a 400% da linha de pobreza federal deve ver suas taxas anuais de saúde do ACA saltarem para cerca de $8.500 em 2026, em comparação aos $4.400 anteriores, de acordo com o Urban Institute.

Massachusetts

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, dirige-se ao público enquanto está cercada por legisladores do Texas durante uma coletiva de imprensa na Casa do Estado de Massachusetts em 5 de agosto de 2025.

Ben Pennington | Boston Globe | Getty Images

Massachusetts está investindo um adicional de $250 milhões em seu mercado de seguros de saúde estatal, chamado ConnectorCare, para 2026, totalizando $600 milhões, conforme declaração divulgada em 8 de janeiro, feita pela governadora Maura Healey e pela vice-governadora Kim Driscoll.

Os recursos provêm do Commonwealth Care Trust Fund, um fundo de receita especial para despesas estaduais, de acordo com a declaração. Esse investimento garantirá que cerca de 270.000 consumidores com rendimentos abaixo de 400% da linha de pobreza federal “não enfrentarão aumentos significativos nos prêmios devido aos créditos federais que estão expirando”, afirmaram.

O estado também estabeleceu, pela primeira vez, limites para os pagamentos de despesas e copagamentos, assim como para os custos de insulina e inaladores, de acordo com as informações fornecidas.

Separadamente, Massachusetts também havia criado previamente um programa piloto oferecendo subsídios estatais para prêmios para pessoas que ganham até 500% da linha de pobreza federal, conforme mencionado por Norris. O estado prorrogou esse programa para 2026.

Maryland

Outros estados tomaram medidas para mitigar o impacto, principalmente para famílias de baixa renda, segundo especialistas. Por exemplo, o programa estadual de subsídios de Maryland substituirá integralmente os subsídios federais ampliados para aqueles com rendimentos abaixo de 200% da linha de pobreza federal, conforme publicado pela Maryland Insurance Administration. O estado também cobrirá metade dos subsídios federais que expiraram para aqueles com rendimentos entre 250% e 400% da linha de pobreza federal.

Califórnia

Smith Collection/gado | Archive Photos | Getty Images

A Califórnia alocou $190 milhões para oferecer subsídios estaduais em 2026 para pessoas com rendimentos de até 150% da linha de pobreza federal, conforme informado pela Covered California, o mercado de seguros de saúde do estado. Esse montante garante que “os prêmios mensais permaneçam comparáveis aos níveis de 2025” para aqueles com rendimentos de aproximadamente $23.500 para um indivíduo ou $48.000 para uma família de quatro pessoas, conforme detalhado pela Covered California.

Eles suavizam o impacto.

Louise Norris

analista de políticas de saúde do healthinsurance.org

Entretanto, os $190 milhões compensam apenas uma pequena parte dos $2,5 bilhões que os residentes da Califórnia estão perdendo em 2026 devido à expiração das melhorias nos subsídios federais, de acordo com Norris. Além disso, a Califórnia também está oferecendo “alguma assistência adicional” para aqueles com rendimentos de até 165% da linha de pobreza federal, conforme indicou o mercado de seguros do estado.

Colorado

O Colorado está oferecendo um máximo de $80 por mês em 2026 para cada inscrito individual, além de outro $29 para cada membro da família subsequente que paga um prêmio, de acordo com McGough. O subsídio de prêmio está disponível para famílias com rendimentos entre 100% e 400% da linha de pobreza federal.

O plano deve cobrir cerca de 40% da assistência federal perdida, conforme afirmado por McGough.

Fonte: www.cnbc.com

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

Você pode se interessar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy