Perspectivas Fiscais da Índia
O governo da Índia planeja uma leve melhoria em sua situação fiscal para o próximo ano financeiro, com a redução do déficit fiscal e da dívida, ao mesmo tempo em que promove o crescimento da manufatura em setores que vão desde têxteis até chips.
Previsões do Déficit Fiscal
A Ministra da Economia, Nirmala Sitharaman, durante seu nono discurso orçamentário consecutivo, declarou no último domingo que a administração espera que o déficit fiscal do país caia para 4,3% do PIB no ano financeiro de 2026-27, uma diminuição em relação aos 4,4% registrados em 2025-26.
Projeção da Dívida
Ainda segundo Sitharaman, a expectativa é que a razão dívida/PIB da Índia diminua para 55,6% no próximo ano financeiro, partindo de 56,1% em 2025-26.
Contexto Econômico Global
A ministra destacou as incertezas mais amplas que o país enfrenta.
"Hoje, enfrentamos um ambiente externo em que o comércio e o multilateralismo estão ameaçados, e o acesso a recursos e cadeias de suprimento está comprometido", afirmou Sitharaman. "Novas tecnologias estão transformando os sistemas de produção, aumentando de forma acentuada as demandas por água, energia e minerais críticos."
Incentivo à Manufatura
O governo planeja incentivar a manufatura em sete setores-chave, que incluem semicondutores, ímãs de terras raras, produtos farmacêuticos, produtos químicos, bens de capital, têxteis e artigos esportivos.
Reação do Mercado
O índice Nifty 50 da Índia, que serve como referência para o mercado de ações, apresentou uma queda de aproximadamente 1,7% logo após o discurso de Sitharaman no parlamento.
Crescimento Econômico
Na pesquisa econômica para o ano financeiro de 2026, divulgada na última quinta-feira, a Índia projetou um crescimento econômico entre 6,8% e 7,2% para o ano fiscal de 2027, superando a maioria das outras grandes economias do mundo.
"Como uma economia em crescimento, com necessidades crescentes de comércio e capital, a Índia deve também permanecer profundamente integrada aos mercados globais, aumentando suas exportações e atraindo investimentos estáveis de longo prazo", destacou Sitharaman.
Oportunidades Futuras
A consultoria PwC Índia afirmou que o orçamento coloca o país "em uma encruzilhada para impulsionar a nação em sua próxima fase de transformação".
A PwC Índia também comentou que "o Orçamento da União 2026-27 apresenta oportunidades para estabelecer o papel da Índia em direção à estabilidade financeira, enquanto impulsa as empresas a estarem preparadas para o futuro — especialmente à medida que enfrentam as oportunidades da adoção de IA, juntamente com os desafios relacionados a talento, infraestrutura, governança e confiança".
Fonte: www.cnbc.com


