Bolsas Asiáticas Fecham em Alta
As bolsas asiáticas encerraram suas negociações em alta nesta terça-feira, dia 3. Este movimento é especialmente notável em Tóquio, onde houve um recorde histórico, impulsionado pelo apoio dos investidores às medidas econômicas propostas pelo Partido Liberal Democrático (PLD) do Japão, em preparação para as eleições gerais. Ações relacionadas a commodities também mostraram uma recuperação parcial das perdas observadas no dia anterior. Esse clima favorável ao risco foi ainda favorecido por um acordo comercial entre os Estados Unidos e a Índia.
Desempenho em Tóquio
No Japão, o índice Nikkei fechou com um expressivo aumento de 3,9%, atingindo 54.720,66 pontos. Algumas empresas se destacaram nesse cenário: a Sumitomo Electric teve uma alta de 13%, enquanto a Komatsu subiu 12%. A Sumitomo Metal Mining conseguiu se recuperar parcialmente da queda do dia anterior, subindo 5,5%.
As expectativas em relação a políticas fiscais mais expansivas, sob a liderança da primeira-ministra Sanae Takaichi, aumentaram após projeções da mídia indicarem que seu partido estava em vias de garantir uma maioria nas eleições da Câmara dos Representantes, programadas para o próximo domingo, conforme reportado por operadores ao Nikkei Asia.
Resultados em Seul
Em Seul, o índice Kospi disparou 6,8%, alcançando 5.288,08 pontos, recuperando-se de uma queda na sessão anterior. O desempenho das gigantes de semicondutores foi notável: a Samsung Electronics apresentou uma valorização de 11%, enquanto a SK Hynix subiu 9,3%. Os investidores aproveitaram a oportunidade de entrar nessas ações após a retração do dia anterior.
Situação em Hong Kong
O índice Hang Seng, em Hong Kong, registrou uma leve alta de 0,2%, finalizando o dia em 26.834,77 pontos. A China Nonferrous Mining teve um aumento de 6,2%, após ter registrado uma queda de 8% na sessão anterior. Por sua vez, a Zijin Gold International ganhou 6,0%, recuperando-se de uma perda de 8,8% na sessão anterior.
As ações da Eastroc foram introduzidas no mercado de Hong Kong sem muito entusiasmo, mesmo após a gigante chinesa de bebidas energéticas ter levantado US$ 1,3 bilhão em uma das maiores ofertas de ações da cidade neste ano. No fechamento, as ações do Eastroc apresentaram uma leve queda de 0,1%, enquanto as ações do grupo listadas em Xangai registraram uma queda de 1,2%.
Índices na China
No continente chinês, o índice Xangai Composto saiu-se bem, apresentando uma alta de 1,3%, atingindo 4.067,74 pontos. O índice Shenzhen Composto também teve um desempenho positivo, com um aumento de 2,4%, conseguindo alcançar 2.676,84 pontos.
Resultados em Taiwan e Oceania
O Taiex, índice da bolsa de Taiwan, registrou uma valorização de 1,8%, encerrando o dia em 32.195,36 pontos. Na Oceania, a bolsa australiana também teve uma trajetória positiva: o índice S&P/ASX subiu 0,89%, passando para 8.857,10 pontos.
Fonte: www.moneytimes.com.br


