Aumento nas Anúncios de Demissões em Janeiro
Os anúncios de demissões tiveram um significativo aumento em janeiro, atingindo o maior nível para o mês desde 2009, conforme um relatório divulgado na quinta-feira pela empresa global de recolocação Challenger, Gray & Christmas.
Razões para as Demissões
Esse cenário não deve causar surpresa, uma vez que dezenas de milhares de anúncios de cortes de empregos foram feitos nas últimas semanas por empresas como Amazon, UPS e Pinterest. As organizações justificam essas demissões com a necessidade de criar espaço para investimentos em inteligência artificial, reorientar planos de negócios em tempos incertos, reduzir a burocracia ou compensar as contratações excessivas realizadas durante a pandemia.
Declaração de Especialista
“Normalmente, observamos um grande número de cortes de empregos no primeiro trimestre, mas este é um total elevado para janeiro”, afirmou Andy Challenger, diretor de receita da Challenger, Gray & Christmas, em uma declaração. “Isso indica que a maioria desses planos foi elaborada no final de 2025, sinalizando que os empregadores não estão otimistas quanto às perspectivas para 2026.”
Dados sobre Planos de Contratação
De fato, os planos de contratação das empresas, que totalizaram 5.306 em janeiro, foram os mais baixos para o mês desde que a Challenger começou a registrar esses dados em 2009.
Estatísticas sobre Demissões nos EUA
Enquanto isso, a Challenger registrou 108.435 anúncios de demissões por parte de empresas dos Estados Unidos em janeiro, número que mais do que dobrou em relação aos 49.795 cortes anunciados no mesmo mês do ano anterior. Este foi o maior total para janeiro desde 2009, quando foram reportados 241.749 planos de demissão.
Os planos de demissão de janeiro se seguem às 1,2 milhão de demissões anunciadas pela Challenger ao longo de 2025, mesmo com os anúncios de demissões desacelerando em dezembro, atingindo o menor total mensal desde julho de 2024. Essa redução foi impulsionada pela eliminação de cargos no governo federal e pelas reduções nos setores de tecnologia e serviços empresariais.
Dados do Governo sobre Demissões e Aberturas de Vagas
Os dados oficiais sobre demissões e vagas de emprego referentes ao mês de dezembro serão divulgados pelo governo federal mais tarde hoje, após um pequeno atraso causado pela paralisação parcial. Até o momento, as taxas de demissões do governo têm permanecido baixas em relação aos padrões históricos, embora a taxa de contratação também tenha apresentado resultados considerados modestos.
Informações de Contato
Emma Ockerman é repórter cobrindo economia e mercado de trabalho para Yahoo Finance. Os leitores podem entrar em contato com ela pelo e-mail emma.ockerman@yahooinc.com.
Newsletter e Atualizações Financeiras
Inscreva-se na newsletter “Mind Your Money”
Clique aqui para as últimas notícias sobre finanças pessoais que podem ajudar você a investir, quitar dívidas, adquirir uma casa, planejar sua aposentadoria, entre outros.
Leia as últimas notícias sobre finanças e negócios no Yahoo Finance.
Fonte: finance.yahoo.com


