Investigação sobre Importação de Móveis
O presidente Donald Trump anunciou na sexta-feira que está orientando sua administração a investigar as importações de móveis nos Estados Unidos, o que levará a aumentos nas tarifas até outubro.
Detalhes da Investigação
“Dentro dos próximos 50 dias, a investigação será concluída, e os móveis que chegarem de outros países para os Estados Unidos serão tarifados a uma taxa ainda a ser determinada,” escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.
Impacto nos Estados Unidos
“Isso trará de volta o setor de móveis para a Carolina do Norte, Carolina do Sul, Michigan e estados em todo o país,” afirmou Trump.
Contexto e Tarifas
A investigação ocorre enquanto a administração Trump considera aumentar os níveis de tarifas sobre produtos importados, como cobre, semicondutores e produtos farmacêuticos.
Aumento de Preços
Já se observou um aumento nos preços dos móveis nos últimos meses, à medida que Trump elevou tarifas sobre países como China e Vietnã, os dois principais fornecedores de móveis importados.
Índice de Preços ao Consumidor
Os preços de móveis e colchões, uma categoria abrangente monitorada pelo Índice de Preços ao Consumidor, subiram 0,4% em junho e 0,9% em julho, após um período de deflação que durou cerca de dois anos e meio.
Variação nos Preços de Móveis
Outros tipos de móveis, incluindo os de escritório, recreação e áreas externas, registraram os maiores aumentos desde maio. Os preços aumentaram 1,5% em maio, 1,6% em junho e 1,5% em julho. Antes, essas categorias haviam apresentado quedas mensais de preços, em grande parte, devido ao desmanche das tendências de consumo geradas pela pandemia.
Atualização da Notícia
Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada.