Aprovação do Processo de Caducidade
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (7), a abertura de um processo de caducidade do contrato da distribuidora Enel São Paulo. A decisão foi tomada após a constatação de "falhas estruturais" na prestação dos serviços, que podem resultar na aplicação da penalidade mais severa prevista para concessionárias de energia elétrica.
Nova Fase e Oportunidade de Defesa
Com a aprovação, o caso entra em uma nova fase, em que a distribuidora paulista terá uma nova oportunidade para se defender. Esta etapa é crucial, uma vez que a Aneel ainda deve votar sobre uma possível recomendação ao governo brasileiro para a perda do contrato da empresa.
Impedimento da Renovação Automática
A transição do processo, que anteriormente era de natureza fiscalizatória e agora se torna punitiva, impede a renovação automática do contrato da Enel São Paulo, que está previsto para vencer em 2028. Essa mudança complica uma possível venda da concessão, alternativa frequentemente utilizada por empresas que enfrentaram dificuldades semelhantes no setor elétrico no passado. No entanto, a Enel tem declarado publicamente que não tem a intenção de vender o ativo.
Pedido de Comentário
A Enel, ao ser contatada a respeito, não respondeu imediatamente ao pedido de comentários.
Fonte: www.moneytimes.com.br

