Aprovação de Cronograma de Tarifas de Importação para Carros Elétricos
O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) tomou a decisão, na terça-feira, dia 23, de manter o cronograma para o aumento das tarifas de importação de carros elétricos e híbridos. A partir de julho do próximo ano, serão estabelecidas cotas adicionais de importação com alíquota zero para os veículos eletrificados, que durarão por um período de seis meses.
Alterações nas Tarifas de Importação
Em um comunicado oficial, o Gecex informou que a tarifa para a importação de veículos eletrificados, tanto montados quanto desmontados (SKD), será fixada em 35% a partir de julho. Para os veículos desmontados (CKD), a alíquota aumentará de 14% para 35% a partir de janeiro de 2027.
As novas cotas de importação com tarifa zero somarão US$ 463 milhões, montante que se mantém igual ao que vigorou até janeiro deste ano, conforme anunciado pelo Gecex. Estas cotas serão aplicáveis tanto para veículos CKD quanto para SKD.
Objetivos da Medida
O Gecex ressaltou que a decisão se alinha a outras iniciativas do governo que visam à renovação da frota automotiva e ao fortalecimento da inovação e descarbonização do setor automobilístico brasileiro. O foco está na promoção de veículos mais sustentáveis, que contribuam para a diminuição das emissões de CO2.
Reação da Anfavea
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) emitiu um comunicado expressando seu descontentamento com a decisão. A entidade afirmou que "lamenta e observa com grande preocupação" a deliberação do Gecex.
Preocupação com o Setor
A Anfavea declarou ainda que a medida contraria os interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras do setor de autopeças. A associação destacou que diversas manifestações públicas, assinadas por sindicatos, centrais sindicais, federações empresariais e associações da indústria, evidenciam a preocupação do setor nos últimos dias.
Fonte: www.moneytimes.com.br


