Movimentação nas Bolsas Americanas
Traders atuam na bolsa de valores de Nova York no dia 11 de dezembro de 2025. O índice S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average avançaram na quinta-feira, atingindo novos recordes de fechamento. O índice Russell 2000 também encerrou a sessão em alta, após o corte de 0,25 pontos percentuais por parte do Federal Reserve dos Estados Unidos na quarta-feira.
Desempenho das Ações
No entanto, ao analisarem os movimentos individuais das ações na quinta-feira, os investidores perceberão que nem tudo está bem com o setor de inteligência artificial. As ações da Oracle despencaram quase 11%, um dia depois de o relatório trimestral indicar uma receita fraca, aumento no capital de investimento e compromissos de arrendamento a longo prazo. A queda da Oracle afetou negativamente empresas relacionadas à inteligência artificial, como Nvidia e Micron.
Durante as negociações estendidas, as ações da Broadcom recuaram 4,5%. Apesar de a fabricante de chips ter superado as expectativas de Wall Street em relação a lucros e receita, o CEO Hock Tan não conseguiu tranquilizar os analistas sobre as preocupações de que seu maior cliente, Google, poderia vir a fabricar mais chips internamente. A alta nos preços de memória também poderia pressionar as margens, enquanto o contrato de chips da empresa com a OpenAI poderá não ser vinculativo.
Impacto no Nasdaq Composite
Esse cenário resultou em uma queda de 0,26% do Nasdaq Composite, mesmo com outros índices importantes dos Estados Unidos alcançando recordes. Essa combinação indica que os investidores estão se afastando das ações de tecnologia em direção a outros setores do mercado. Por exemplo, o setor financeiro do S&P 500 fechou em alta, impulsionado por aumentos nas ações da Visa e Mastercard.
Embora o tema da inteligência artificial tenha enfrentado escrutínio, outros setores estão se saindo bem devido à resiliência da economia dos Estados Unidos — conforme sinalizado por funcionários do Fed na quarta-feira — e apoiados pela redução das taxas de juros. Até que surjam imprevistos, parece que estamos preparados para uma temporada de festas promissora.
— CNBC’s Kristina Partsinevelos contribuiu para este relatório.
O que você precisa saber hoje
Novos recordes para as ações dos EUA. O S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average alcançaram novas máximas na quinta-feira, enquanto o Nasdaq Composite, impactado pela Oracle, apresentou desempenho abaixo do esperado e caiu. Os mercados da região Ásia-Pacífico avançaram na sexta-feira, com vários índices principais subindo pelo menos 1%.
Resultados do quarto trimestre da Broadcom superam expectativas. A fabricante de chips também registrou um aumento quase dobrado em sua renda líquida em relação ao ano anterior e revelou que a Anthropic é seu cliente de 10 bilhões de dólares. No entanto, as ações enfrentaram uma queda nas negociações estendidas.
Disney investirá 1 bilhão de dólares na OpenAI. A gigante da mídia permitirá também que Sora, o gerador de vídeo da OpenAI, utilize seus personagens protegidos por direitos autorais, sob um acordo de licenciamento de 1 bilhão de dólares. "Acreditamos que este é um bom investimento para a empresa," afirmou o CEO da Disney, Bob Iger, em entrevista à CNBC.
Reddit inicia desafio legal na Austrália. O país implementou uma proibição nas mídias sociais para adolescentes menores de 16 anos, que entrou em vigor na quarta-feira. O Reddit argumenta que a lei é "inválida com base na liberdade implícita de comunicação política."
[PRO] Qual será o futuro da Oracle? Analistas estão reavaliando suas metas de preços para as ações da Oracle após a publicação de um relatório de resultados decepcionante e confuso na quarta-feira.
E finalmente…
Trump assustou a Europa com sua estratégia de segurança nacional. Isso não é algo ruim, diz ex-chefe da CIA. A nova estratégia de segurança nacional da Casa Branca assustou a Europa na semana passada ao alertar que a região enfrentava "apagamento civilizacional" e questionar se poderia continuar a ser um parceiro geopolítico para os Estados Unidos.
A estratégia estava, de certa forma, criticando os europeus, mas, segundo David Petraeus, ex-diretor da CIA e general do Exército dos EUA, alguns europeus realmente precisavam de um puxão de orelha, pois observei quatro presidentes diferentes tentando encorajar os europeus a fazerem mais por sua própria defesa, e agora isso está realmente acontecendo," afirmou ele em entrevista para Dan Murphy, da CNBC, em Abu Dhabi na quinta-feira.
— Holly Ellyatt
Fonte: www.cnbc.com


