Relações Comerciais Brasil-Coreia do Sul
O Brasil está se preparando para expandir suas relações comerciais com a Coreia do Sul a partir do ano de 2026. A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) está organizando a participação de empresários brasileiros em uma missão ao país asiático programada para fevereiro. Esta iniciativa está sendo elaborada em conjunto com a missão oficial que está sendo planejada pelo Palácio do Planalto.
Ampliação do Acordo de Preferência Comercial com a Índia
No mesmo roteiro da missão, está também inclusa uma visita oficial à Índia, que formalizou, em outubro, os termos para a ampliação do Acordo de Preferência Comercial com o Brasil. Como parte dessa negociação, está prevista uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fevereiro.
Mudança na Lógica de Mercado
Segundo o presidente da Apex, Jorge Viana, a comitiva brasileira tem a intenção de aproveitar a viagem à Índia para, em seguida, seguir para a Coreia do Sul. O objetivo do presidente Lula é “mudar a lógica de mercado” nas relações com o país asiático.
Redução de Tarifas dos Estados Unidos
Durante a inauguração da nova sede da agência em Brasília, ocorrida na última segunda-feira, dia 15, Jorge Viana abordou também a questão do recuo dos Estados Unidos em relação à aplicação de tarifas altas sobre produtos brasileiros.
Em novembro, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que visa a remoção das tarifas de 40% que incidiam sobre a importação de certos produtos agrícolas brasileiros, entre eles a carne e o café.
“Devemos muito ao presidente Lula pela pacificação das relações com a maior economia do mundo. Essa é a narrativa que o presidente está construindo”, afirmou Viana.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


