Mudanças na Liderança da Apple
A Apple Inc. anunciou na quinta-feira que Kate Adams, conselheira jurídica geral da empresa, e Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente, políticas e iniciativas sociais, estão se aposentando da companhia.
Nova Designação na Apple
Jennifer Newstead, atual diretora jurídica da Meta, assumirá o cargo de conselheira jurídica geral da Apple em março. A equipe de assuntos governamentais de Jackson ficará sob a supervisão de Newstead, segundo informações fornecidas pela Apple.
Saídas na Alta Cúpula
Ambas as executivas reportavam diretamente ao CEO da Apple, Tim Cook, e sua saída marca mais uma mudança na liderança sênior da empresa. Nas últimas semanas, o responsável pelo design de software da Apple anunciou sua saída para a Meta, além do despedimento do chefe de inteligência artificial e do diretor de operações da companhia.
Trajetória de Kate Adams
Kate Adams se juntou à Apple em 2017, tornando-se conselheira jurídica geral. Durante seu tempo na empresa, ela supervisionou questões jurídicas, incluindo litígios, segurança global e iniciativas de privacidade. Sob sua gestão, a Apple enfrentou um aumento da vigilância antitruste e regulamentações em todo o mundo, incluindo ações judiciais significativas nos Estados Unidos relacionadas às restrições e taxas da App Store do iPhone.
Participação de Lisa Jackson
Lisa Jackson, por sua vez, ingressou na Apple em 2013 e liderou programas de diversidade, além de ser responsável por boa parte do trabalho da empresa em Washington, D.C. Antes de sua atuação na Apple, ela foi Administradora da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), cargo para o qual foi nomeada pelo presidente Barack Obama.
Desafios Durante a Administração Trump
Durante o governo de Donald Trump, que se opôs publicamente a programas de diversidade, equidade e inclusão e criticou esforços para combater as mudanças climáticas, o trabalho de Jackson perdeu relevância. A Apple enfrentou aumentos tarifários impostos pela administração Trump, e Cook manteve reuniões frequentes com o presidente, defendendo os planos de fabricação da Apple nos Estados Unidos como uma maneira de limitar alterações políticas prejudiciais à empresa.
Iniciativas de Equidade e Justiça
Jackson teve um papel crucial no lançamento da Iniciativa de Equidade Racial e Justiça da Apple, que foi criada após o assassinato de George Floyd em 2020. Ela contribuiu para a expansão dos esforços de equidade e justiça da empresa para outros países, incluindo Reino Unido, México e Nova Zelândia, conforme um relatório publicado em 2023. Nesse relatório, Jackson afirmou: "Na Apple, prometemos que nosso compromisso não irá desaparecer. Não adiantarão a ação. Trabalharemos, dia após dia, na tarefa urgente de promover a equidade."
Contribuições para a Imagem Ambiental da Apple
Além de suas contribuições relacionadas à justiça social, Jackson também trabalhou na imagem ambiental da Apple. Seu trabalho envolveu a redução de gases de efeito estufa, a proteção da qualidade do ar e da água, a prevenção da exposição à contaminação tóxica e a ampliação da conscientização nas comunidades sobre questões ambientais, conforme informado em sua biografia no site da empresa.
Funções Oficiais na Capital
Jackson também acompanhou Tim Cook em várias funções oficiais em Washington, incluindo jantares de estado.
Novo Encarregado das Questões Legais
Newstead, que assumirá o papel de conselheira jurídica da Apple, conforme suas responsabilidades na Meta, supervisionou questões legais e regulatórias relacionadas às aplicações da empresa, como Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras, desde 2019. Um porta-voz da Meta confirmou que Newstead permanecerá na empresa até o final do ano e que a companhia está em busca ativa de um substituto.
Trajetória Prévia de Jennifer Newstead
Antes de sua passagem pela Meta, Newstead atuou como conselheira jurídica em questões no Departamento de Estado, durante a primeira gestão de Trump, em 2019. Anteriormente, ocupou o cargo de sócia na firma de advocacia Davis Polk & Wardwell e foi conselheira geral do Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca, entre outros cargos no governo dos Estados Unidos.
Fonte: www.cnbc.com


