Volume de Transações com Cartões no Brasil
O volume de transações realizadas por meio de cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiu um patamar significativo, representando 35,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre. Essa informação foi revelada em um levantamento feito pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que foi divulgado nesta quinta-feira, dia 4.
Comparativo Anual
Esse percentual apresenta um aumento de 1 ponto porcentual em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante esse trimestre, o cartão de crédito destacou-se como o principal meio de pagamento, registrando uma participação de 24,6% do PIB, o que representa um crescimento de 1,7 ponto porcentual se comparado ao ano anterior.
Análise do Consumo das Famílias
Quando se compara o volume total de transações à dinâmica do consumo das famílias, os cartões de pagamento responderam por 55,7%, registrando um incremento de 2,2 pontos porcentuais em relação ao intervalo correspondente do ano de 2024. No que diz respeito às transações especificamente com cartão de crédito, este meio foi responsável por 38,8% do total, o que reflete um aumento de 3,1 pontos porcentuais ao longo de um ano.
Valores Transacionados
No terceiro trimestre, o valor total transacionado por meio de cartões atingiu R$ 1,1 trilhão, demonstrando um crescimento anual de 10,5%. Ao longo dos três meses que se encerraram em setembro, foram registradas 12,1 bilhões de transações.
Dados do PIB
Durante o mesmo período, o PIB do Brasil registrou um total de R$ 3,2 trilhões, apresentando uma evolução de 0,1% em relação ao segundo trimestre do ano, conforme os dados divulgados previamente pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


