Conferência de Imprensa em Pequim
O Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, falou ao lado de outros altos funcionários durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, 24 de outubro de 2025.
Relações entre EUA e China
PEQUIM — O Ministro do Comércio da China, Wang Wentao, afirmou aos repórteres nesta sexta-feira que Estados Unidos e China ainda podem encontrar formas de colaborar. A declaração ocorreu antes de uma reunião esperada entre os presidentes dos dois países, marcada para o dia 30 de outubro.
Wang destacou que "o Secretário-Geral Xi Jinping enfatizou que diálogo e cooperação são a única escolha adequada para a China e os EUA." Segundo ele, a China, na qualidade de uma nação grande e responsável, sempre se opôs ao desengajamento e à “quebra de cadeias”, enfatizando a importância da segurança e integridade da cadeia de suprimentos global.

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta NomadO ministro ressaltou que ambas as partes podem encontrar maneiras de abordar as questões que têm entre si "com base no respeito mútuo". Ele acrescentou que os dois países podem "encontrar o caminho certo para conviver, para o desenvolvimento saudável, estável e sustentável das relações entre China e EUA."
Embora a China ainda não tenha confirmado oficialmente a reunião, a Casa Branca informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, e Xi estão previstos para se encontrar à margem da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, que ocorrerá na Coreia do Sul na próxima quinta-feira.
Novos Acordos Comerciais
Beijing anunciou que o Vice-Ministro He Lifeng viajará para a Malásia de sexta a segunda-feira para realizar negociações comerciais com o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
Contexto Econômico
O Ministro do Comércio Wang estava falando durante uma coletiva de imprensa que ocorreu após o "Quarto Plenário", uma reunião de alto nível destinada a discutir metas de desenvolvimento de cinco anos, que foi concluída na quinta-feira.
Iniciativas Tecnológicas e de Consumo
Na mesma coletiva de imprensa, Han Wenxiu, um alto funcionário do Comitê Central do Partido Comunista, comentou que a China deve "se esforçar para alcançar grandes avanços" em novos setores tecnológicos, ao mesmo tempo em que promove o consumo e acelera a construção de um novo sistema energético.
Han, que é o diretor executivo adjunto do escritório de finanças e assuntos econômicos do comitê central, afirmou que "as relações entre grandes países influenciam a situação internacional, e mudanças nessa situação internacional impactam profundamente o desenvolvimento interno da China."
Fonte: www.cnbc.com
