Análise da Queda do Bitcoin
Um gestor de ativos de criptomoedas avaliado em bilhões de dólares citou diversas razões para a recente queda no preço do bitcoin, destacando “o ciclo de quatro anos” como o principal fator de baixa.
De acordo com Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise Asset Management, este fenômeno já ocorreu outras três vezes no mercado de criptomoedas.
“As pessoas estão em busca de um único fator para justificar a atual retratação do bitcoin. No entanto, não há um único elemento a ser responsabilizado”, disse ele durante a entrevista ao programa “ETF Edge” na última segunda-feira.
Hougan argumenta que os investidores têm demonstrado preferência por outros investimentos em alta, incluindo ouro e ações de inteligência artificial, em detrimento das criptomoedas.
“Existem riscos quânticos. Há preocupação com [o indicado pelo Fed] Kevin Warsh”, ele afirmou. “Em mercados em baixa, todos esses fatores são amplificados.”
Durante sua participação no “ETF Edge” em novembro do ano anterior, o bitcoin havia caído abaixo da marca de $90.000 pela primeira vez desde abril. Seu recorde anterior, de $126.279, foi alcançado em outubro.
Impacto nas ETFs de Criptomoedas
No entanto, a fraqueza do bitcoin não deve, em última análise, prejudicar a ascensão de fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) especializados em criptomoedas, segundo Hougan. Ele acredita que uma “profecia autorrealizável” está dominando o mercado de criptomoedas no momento.
“Há boas notícias sendo cultivadas por trás da superfície. Apenas está demorando para se concretizar. Portanto, não acho que essa forma de financiarização do bitcoin mude fundamentalmente o argumento da escassez”, comentou Hougan. “Isso pode alterar alguns movimentos intradiários ou dinâmicas de negociação de curto prazo, mas não altera o fato fundamental de que existem apenas 21 milhões de bitcoins. Toda essa demanda derivativa eventualmente terá que passar pelo mercado à vista.”
A empresa dele, que administra mais de $15 bilhões em ativos, está fortemente envolvida em ETFs de criptomoedas.
Ela lançou o Bitwise Solana Staking ETF, que acompanha o preço da criptomoeda solana, no dia 28 de outubro. Desde o lançamento, o fundo sofreu uma queda de cerca de 57%. Até o momento, nesta ano, a criptomoeda teve uma desvalorização superior a 30%.
Enquanto isso, o bitcoin caiu abaixo de $61.000 na quinta-feira passada, atingindo seu nível mais baixo em aproximadamente 16 meses.
Fonte: www.cnbc.com

