Divulgação de Indicadores Econômicos
Os indicadores econômicos foram divulgados na quinta-feira, dia 30 de outubro, com a apresentação dos dados relacionados à confiança empresarial, confiança do consumidor, PIB trimestral e PIB anual, todos às 06:30. A confiança empresarial apresentou resultados em linha com as expectativas do mercado, enquanto a confiança do consumidor, o PIB trimestral e o PIB anual mostraram resultados superiores ao esperado. O principal índice de ações da bolsa de valores portuguesa, o PSI 20 (EU:PSI20), reagiu positivamente ao conjunto desses dados.
Confiança Empresarial
A confiança empresarial avançou para 2,9 em outubro, o que está alinhado à projeção do mercado e superior ao resultado anterior que também era de 2,9. Essa leitura estável reflete um otimismo moderado entre as empresas, sustentado pelo aumento do consumo privado, o que tem impulsionado a economia de Portugal. Os mercados acionários tendem a reagir de forma positiva a uma confiança empresarial que permanece estável, uma vez que isso indica planejamento corporativo sólido. Com isso, o euro (FX:EURUSD) passa a apresentar uma valorização, apoiado pelas perspectivas de investimentos, enquanto as yields dos títulos portugueses tendem a cair se o Banco Central Europeu (BCE) decidir manter os juros inalterados.
Confiança do Consumidor
A confiança do consumidor melhorou, atingindo -15,90 em outubro, superando assim a projeção do mercado e apresentando um resultado melhor do que o anterior, que era de -16,50. Esse avanço sinaliza uma maior disposição dos consumidores para realizarem gastos, beneficiada pela queda da inflação e do desemprego, o que fortalece o crescimento interno. Os mercados de ações costumam reagir positivamente a uma melhora na confiança do consumidor, pois isso indica um aumento nos gastos. O euro também se fortalece com a melhoria na demanda interna, enquanto as yields dos títulos tendem a baixar, devido à redução das pressões inflacionárias.
Crescimento do PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% no terceiro trimestre, superando a projeção do mercado que era de 0,7% e apresentando um desempenho melhor do que o anterior implicado. Na comparação anual, o PIB expandiu 2,4%, superando a expectativa de 1,8% e mantendo-se acima do resultado anterior, que também era de 1,8%. Esse desempenho robusto é impulsionado principalmente pelo consumo privado, que compensa desacelerações observadas no comércio e os riscos externos. Os mercados de ações costumam reagir com otimismo quando o PIB apresenta resultados acima do esperado, especialmente através de compras nos setores cíclicos. O euro aprecia-se com a divulgação de um crescimento sustentável, ao passo que as yields dos títulos tendem a subir moderadamente caso o BCE sinalize um equilíbrio na política monetária.
Fechamento da Bolsa e Câmbio
O índice PSI 20 (EU:PSI20) encerrou o dia em 8.446,47 pontos, enquanto o euro (FX:EURUSD) foi cotado a 1,1564. O PIB, sendo um indicador que gera volatilidade ao medir a saúde econômica de um país, contribuiu para essa alta, a qual foi ainda reforçada pela confiança do consumidor e a expectativa de manutenção da taxa de juros pelo BCE.
Acompanhamento de Indicadores Econômicos
Para acompanhar a divulgação de indicadores econômicos em tempo real, é possível acessar ferramentas disponíveis na -.
Fonte: br.-.com
