Sentimento do Consumidor nos Estados Unidos em Janeiro
O sentimento do consumidor nos Estados Unidos apresentou uma deterioração significativa em janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Conference Board na terça-feira, dia 27 de janeiro. O Índice de Confiança do Consumidor caiu para 84,5 pontos, o que representa uma diminuição de 9,2 pontos em relação ao número revisado de dezembro. Este resultado ficou abaixo das expectativas previamente estabelecidas pelos analistas, indicando um cenário mais desafiador para as famílias. As preocupações persistentes com a inflação, os custos básicos e as incertezas econômicas estão entre os fatores que influenciam essa percepção negativa.
Índice de Expectativas
O Índice de Expectativas, que reflete a visão daqueles que consomem sobre a renda, os negócios e o mercado de trabalho no curto prazo, teve uma queda de 9,5 pontos, atingindo 65,1. Esse indicador permanece abaixo do patamar de 80 pontos, que normalmente indica a possibilidade de uma recessão iminente. Por sua vez, o Índice da Situação Atual apresentou uma queda ainda mais acentuada, com uma diminuição de 9,9 pontos no mês, encerrando janeiro em 113,7. Este resultado evidencia uma percepção mais negativa sobre as condições econômicas atuais.
Pessimismo do Consumidor
“As respostas dos consumidores relacionadas aos fatores que afetam a economia continuaram a tender para o pessimismo. As menções a preços e inflação, os preços do petróleo e do gás, bem como os preços de alimentos e produtos de mercearia, permaneceram em níveis elevados. Além disso, as referências a tarifas e comércio, política e mercado de trabalho também aumentaram em janeiro, enquanto as menções a saúde/seguros e guerra cresceram ligeiramente”, explicou Dana M. Peterson, economista-chefe do The Conference Board.
As informações apontadas no relatório revelam que o cenário econômico atual está demandando uma atenção especial por parte dos consumidores, levando a um sentimento de incerteza que pode impactar diretamente o consumo e, consequentemente, a economia como um todo.
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com

