Oportundiades de Compra e Venda no Mercado
Considerações Iniciais
Jim Cramer comentou, durante a reunião mensal de novembro, que a diversificação entre ações de crescimento é essencial neste momento. Ele mencionou que o crescimento sempre será vantajoso, mas a realidade do mercado atual exige cautela em relação às ações de inteligência artificial, dado que os riscos associados começaram a se manifestar. Ele identificou diversas oportunidades de compra fora do setor de IA, além de ações que deveriam ser vendidas.
Análise do Portfólio
Apple
A Apple se destaca por sua extensa base de clientes, tornando-se um parceiro valioso para empresas que buscam expandir seus serviços. O lançamento dos novos modelos do iPhone 17 também tem gerado resultados positivos em vendas. Cramer reiterou sua posição de “manter, não negociar” as ações da empresa.
Amazon
Cramer aconselha a manter a posição em Amazon, a gigante do e-commerce. As ações se recuperaram após a empresa reportar crescimento em seu setor de computação em nuvem de alta margem. Amazon se firmou como líder em publicidade e varejo, sendo uma das plataformas de compras online mais populares do mundo.
Broadcom
Cramer acredita que, embora a Nvidia seja líder em chips de IA, a Broadcom continua sendo uma boa ação para se possuir. A empresa pode ganhar um contrato para fabricação de chips para a Microsoft, potencialmente valorizando as ações. Ele sugeriu que, caso as ações continuem caindo, será um bom momento para comprar.
Boeing
Cramer recomenda a compra de ações da Boeing, destacando que a empresa está em processo de recuperação sob a liderança do CEO Kelly Ortberg. Ele espera que o fluxo de caixa da Boeing melhore e que a dívida seja reduzida.
BlackRock
Apesar das ações da BlackRock estarem em desvantagem em relação a seus concorrentes, Cramer aconselha não desistir da maior gestora de ativos do mundo. A empresa apresentou um desempenho positivo em seu último relatório trimestral, superando as expectativas dos analistas, e mostrou crescimento significativo em suas taxas.
Bristol Myers Squibb
O portfólio comprou ações da Bristol Myers Squibb devido ao potencial do medicamento Cobenfy, que trata esquizofrenia e pode ser útil no tratamento de Alzheimer. Contudo, a necessidade de testes adicionais manteve as ações sob pressão. Caso as ações se valorizem, será considerado reduzir a posição.
Capital One
A Capital One está se destacando como a maior emissora de cartões de crédito nos Estados Unidos. Com a conclusão de seu acordo com a Discover, a empresa tem realizado significativas recompra de ações. A única ressalva está no fato de o valor das ações já ter subido consideravelmente nos últimos meses.
Costco
As ações da Costco permaneceram estáveis este ano, com investidores preocupados com o consumidor americano. Apesar do cenário desafiador, a execução e o valor que a empresa oferece aos seus membros justificam a avaliação premium da ação, embora esta situação deixe pouco espaço para erros. Cramer acredita que ainda é necessário possuir ações da Costco e prevê um aumento nos preços conforme o número de membros aumenta.
Salesforce
Cramer não deve comprar mais ações da Salesforce até que a gestão prove que a IA generativa não apresenta riscos significativos para seu modelo de negócios. A empresa cobra pelo uso do software por colaborador, e a automação pode reduzir o número de colaboradores que utilizam a plataforma. Contudo, o executivo demonstrou otimismo em relação ao conjunto de ferramentas de IA da Salesforce, chamado Agentforce.
CrowdStrike
Cramer expressou confiança no CEO George Kurtz para levar a CrowdStrike a um crescimento contínuo nas vendas. Apesar de ter se destacado no mercado este ano, o portfólio não está vendendo suas ações e está aguardando uma correção para aumentar a posição.
Cisco Systems
As ações da Cisco subiram após a empresa publicar um resultado trimestral que superou as expectativas. Os investidores ignoraram a fraqueza em seu setor de segurança, que não atendeu às projeções. Cramer elevou a meta de preço de suas ações de US$ 78 para US$ 85, considerando que a Cisco ainda é uma vencedora subestimada no auge do boom da infraestrutura de IA.
DuPont
Desde a sua cisão da Qnity Electronics, as ações da DuPont tiveram uma valorização expressiva, tornando-se uma das melhores performances desde a última reunião mensal. Sob a liderança da CEO Lori Koch, a DuPont tem apresentado resultados sólidos. A nova estrutura inclui um excelente negócio de água e uma divisão de materiais com diversificação suficiente para resistir a quedas em setores específicos.
Danaher
As ações da Danaher apresentaram um aumento quase de 3% na última quinta-feira. A empresa tem realizado recompra de ações, sinalizando a confiança da gestão. A recomendação é que a Danaher diversifique seu mix de negócios, para não depender excessivamente do competitivo setor de ciências biológicas.
Disney
As ações da Disney enfrentaram uma queda de mais de 9% após a divulgação de um quarto trimestre misto. Em reação, Cramer reduziu sua posição no papel. Embora a Disney esteja em uma posição melhor do que em anos anteriores, ele acredita que a empresa carrega “muito peso” e decidiu abrir espaço para outras ações no portfólio.
Dover
As ações da Dover, fabricante de conectores térmicos para data centers, apresentaram desempenho abaixo de outras ações relacionadas à IA. No entanto, Cramer mantém sua posição, ressaltando que a empresa é bem gerida, o que se evidencia em suas agressivas recompra de ações e no impressionante relatório de resultados do terceiro trimestre.
Eaton
Cramer definiu as ações da Eaton como “sensacionais”, devido à sua significativa exposição ao mercado de construção de data centers. Contudo, ele alerta que não é o momento de comprar, pois a volatilidade das ações pode ser grande, especialmente em resposta a preocupações com a desaceleração nos gastos com IA.
GE Vernova
A gerência da GE Vernova deve aumentar a capacidade de produção de suas turbinas a gás, devido ao aumento da demanda impulsionada pelo boom dos data centers. Porém, essa expansão ainda não ocorreu, e Cramer expressou sua expectativa de crescimento para a empresa.
Corning
O látex para fibra óptica da Corning é um ponto chave para o valor das ações, pois substituirá o cabeamento de cobre nos data centers. Embora essa transição ainda leve alguns anos para se concretizar, Cramer acredita que a Corning será uma referência durante a construção em IA.
Goldman Sachs
Cramer vê as ações do Goldman Sachs como um dos papéis mais baratos do mercado atualmente. Ele acredita que o aumento do volume de negócios em Wall Street pode representar um impulso positivo para as ações, resultando em mais receitas para a divisão de banco de investimento da empresa.
Home Depot
As ações da Home Depot estão sendo impactadas pelas taxas de juros elevadas, mas a companhia se mostra resiliente. Embora Cramer deseje que o papel se valorize, ele não recomendaria a compra neste momento.
Honeywell International
Cramer sugere a compra de ações da Honeywell, pois espera um grande potencial de crescimento após a separação em três entidades públicas. Ele enalteceu a divisão de aeroespacial da empresa, considerando que seu verdadeiro potencial de lucro ainda não é totalmente reconhecido pelo mercado.
Linde
O desempenho recente das ações da Linde foi fraco, e embora o portfólio não vá aumentar sua posição neste momento, Cramer recomenda que novos investidores considerem a compra. Analistas do UBS recentemente avaliaram as ações como uma compra, apontando perspectivas de crescimento de lucro por ação para 2026.
Eli Lilly
Cramer manifestou otimismo em relação à Eli Lilly, especialmente com os tratamentos de emagrecimento da empresa. Sua perspectiva foi fortalecida após o anúncio de um acordo com a Casa Branca que reduzirá preços de medicamentos para beneficiários do Medicare em 2026.
Meta Platforms
As ações da Meta estão enfrentando desvalorização, à medida que os investidores criticam Mark Zuckerberg por gastos excessivos em IA. Entretanto, no atual cenário competitivo, Cramer destaca que a situação da Meta pode ser vantajosa, já que as ações estão relativamente baratas se comparadas a outras empresas de tecnologia.
Microsoft
A atualização significativa da Microsoft em sua divisão de nuvem Azure tem sido uma força motriz em sua valorização. Cramer está atento a uma oportunidade de aquisição das ações com uma correção de preço.
Nike
Cramer demonstra fé na nova estratégia do CEO Elliott Hill, que foca no retorno da empresa ao seu núcleo de esportes e inovação. Os resultados positivos do primeiro trimestre de 2026 indicam progresso, embora o papel dependa dos movimentos do consumidor, o que tem dificultado sua valorização.
Nvidia
Apesar da crescente concorrência, Nvidia continua a ser a referência em chips. Cramer sugere que os investidores garantam os ganhos. Apesar de já terem reduzido sua participação anteriormente, continuam a manter as ações.
Palo Alto Networks
A Palo Alto se posiciona como ação secundária no setor de cibersegurança e, apesar da valorização, Cramer deseja aumentá-la caso haja uma correção. A recente aquisição da CyberArk evidencia sua estratégia de proteção contra ameaças cibernéticas.
Qnity Electronics
As ações da Qnity representam uma boa opção, apresentando crescimento na indústria de semicondutores. A empresa tem credibilidade devido à colaboração com importantes gigantes da tecnologia. Contudo, os investidores devem estar cientes da volatilidade associada ao papel.
Starbucks
O processo de recuperação da Starbucks tem avançado gradualmente, com o CEO Brian Niccol fazendo progressos significativos no mercado dos EUA. A recente fraqueza das ações foi vista como uma oportunidade de compra.
Solstice Advanced Materials
A nova empresa independente, Solstice, possui atraentes perspectivas no setor de energia nuclear, que tem recebido investimentos nos últimos anos. Entretanto, as ações têm apresentado um padrão volátil desde a separação da Honeywell.
TJX Companies
Mesmo com as dificuldades no setor varejista, a TJX Companies se destaca no segmento de off-price. As ações continuam sendo mantidas no portfólio, após um retorno superior a 22% neste ano, devido à capacidade da empresa de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis.
Texas Roadhouse
Apesar da tentadora possibilidade de se aumentar a posição em Texas Roadhouse, a inflação do preço da carne está afetando as margens da empresa. A gestão se comprometeu a manter os preços acessíveis, indicando que a companhia pode enfrentar desafios até que os preços da carne se estabilizem.
Wells Fargo
As ações da Wells Fargo estão subavaliadas, com expectativas de valorização à medida que o histórico teto de ativos de US$ 1,95 trilhões foi removido. A gestão poderá investir em divisões de maior crescimento, como o banco de investimento.
Informações do Clube de Investimentos
Como assinante do CNBC Investing Club com Jim Cramer, os investidores recebem alertas de negociação antes que Cramer execute movimentações em seu portfólio. Ele aguarda um intervalo de 45 minutos após enviar um alerta antes de agir em relação a uma ação. Se Cramer comentou sobre uma ação em programação da CNBC, aguarda 72 horas após emitir o alerta para efetuar a negociação.
Fonte: www.cnbc.com


