Aumento nas Encomendas de Bens de Capital nos EUA
As novas encomendas de bens de capital fabricados nos Estados Unidos apresentaram um crescimento superior ao que era esperado em dezembro. Ademais, as remessas desses produtos também avançaram, solidificando as expectativas dos economistas quanto à continuidade dos gastos das empresas com equipamentos no quarto trimestre do ano.
Dados sobre os Pedidos de Bens de Capital
Os pedidos de bens de capital que não estão relacionados à defesa e que excluem aeronaves, um importante indicador dos gastos empresariais, aumentaram em 0,6% após uma revisão para cima do crescimento de 0,8% em novembro. A informação foi divulgada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 18 de janeiro.
Economistas consultados pela Reuters haviam projetado que esses pedidos apresentariam um aumento de 0,4%, seguindo um crescimento anterior de 0,4% registrado em novembro. No que diz respeito às remessas desses bens de capital, houve um crescimento de 0,9%, após uma alta de 0,2% no mês anterior.
Contexto do Relatório
O relatório, cuja divulgação havia sido adiada devido à paralisação do governo federal que ocorreu de outubro a novembro de 2025, foi publicado antes da divulgação dos dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre dos Estados Unidos, prevista para sexta-feira, 20 de janeiro.
Fatores que Impulsionam os Gastos Empresariais
Os gastos das empresas em equipamentos estão sendo impulsionados por um crescimento significativo dos investimentos em inteligência artificial, o que resultou em um rápido aumento na construção de centros de dados. Por outro lado, as tarifas sobre importações têm limitado a manufatura em setores não relacionados à inteligência artificial.
Previsões para o Setor Manufatureiro
Economistas projetam uma recuperação abrangente no setor manufatureiro neste ano, à medida que parte das incertezas relacionadas às tarifas tende a se dissipar. Espera-se que os gastos das empresas com equipamentos tenham registrado o quarto trimestre consecutivo de crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Reuters com economistas, a economia dos Estados Unidos provavelmente cresceu a uma taxa anualizada de 3% no quarto trimestre, após uma expansão de 4,4% no trimestre que compreendeu os meses de julho a setembro.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


