Aprovação da Manutenção das Tarifas de Importação
O Gecex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) aprovou, nesta terça-feira, dia 23, a continuidade do cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. No entanto, foram definidas cotas adicionais de importação com alíquota zero para os veículos eletrificados, com prazo de seis meses a partir de julho do próximo ano.
Tarifa de Importação para Veículos Eletrificados
Em comunicado, o Gecex anunciou que a tarifa para a importação de veículos eletrificados montados e SKD (semidesmontados) será elevada para 35% a partir de julho. Além disso, a alíquota para veículos CKD (completamente desmontados) será incrementada de 14% para 35%, a partir de janeiro de 2027.
Cotas Adicionais e Valores
As cotas adicionais para importação com tarifa zero serão de US$ 463 milhões, mantendo o mesmo valor que esteve em vigor até janeiro deste ano, conforme informou o Gecex. Essas cotas abrangem tanto os veículos CKD quanto os SKD.
Justificativas da Medida
O Gecex justificou a medida, afirmando que ela está alinhada a outras ações do governo que visam à renovação da frota e ao fortalecimento de iniciativas de inovação e descarbonização no setor automotivo brasileiro. A intenção é promover veículos mais sustentáveis, que auxiliem na redução das emissões de CO2.
Reações da Indústria Automotiva
Em reação à decisão, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) expressou sua preocupação em um comunicado, afirmando que "lamenta e vê com grande apreensão" a ação do Gecex.
A Anfavea ressaltou que a medida contraria os interesses dos trabalhadores, das montadoras nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças. A associação destacou que essa posição é corroborada por diversas manifestações públicas apresentadas por sindicatos, centrais sindicais, federações empresariais e associações do setor industrial, que ocorreram nos últimos dias.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br