Ibovespa Futuro: Fechamento e Análise
O Ibovespa futuro para o mês de fevereiro, identificado como WING26, encerrou o pregão desta segunda-feira, dia 19, com uma valorização de 0,12%, atingindo a marca de 166.520 pontos.
Esse movimento de alta está alinhado com as previsões da análise técnica do BTG Pactual, que indicam uma tendência de crescimento nos curto, médio e longo prazos. De acordo com o relatório da instituição, a dinâmica de compra se sustenta no nível de 166.300 pontos, e há um fortalecimento desse movimento com a superação das resistências em 167.000 e 168.000 pontos.
Dólar Futuro: Estabilidade e Expectativas
Por outro lado, o dólar futuro para fevereiro, identificado como WDOG26, apresentou um fechamento estável, cotado a 5.387. A análise do BTG sugere que a trajetória deste contrato é indeterminada no curto prazo, com a possibilidade de uma definição de cenário acontecendo a partir do rompimento das resistências de 5.420 e 5.430, ou, na eventualidade de quedas, abaixo dos níveis de 5.380 e 5.360.
Cenário Externo do Dólar Futuro
A movimentação do dólar futuro está atenta à tendência externa. Por volta das 17 horas (horário de Brasília), o índice DXY, que compara a moeda norte-americana com uma cesta de seis divisas internacionais, como o euro e a libra, operava em queda de 0,34%, a 99,053 pontos.
Devido ao feriado do Dia de Martin Luther King Jr., os mercados dos Estados Unidos estavam fechados, resultando em um ambiente de liquidez reduzida, o que favoreceu a ocorrência de movimentos técnicos no câmbio.
Além disso, as tensões geopolíticas permanecem em destaque.
No último fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou implementar uma série de tarifas crescentes sobre aliados europeus, exigindo permissão para a compra da Groenlândia, aumentando a disputa sobre o futuro da ilha que pertence à Dinamarca.
Em uma publicação em sua plataforma Truth Social, Trump anunciou que tarifas adicionais de importação de 10% entrariam em vigor em 1º de fevereiro sobre produtos oriundos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos, Finlândia e Reino Unido, que já estão sujeitos a tarifas estabelecidas anteriormente por ele.
A reação à ameaça tarifária por parte dos países da União Europeia foi de crítica. A França, um dos membros do bloco, sugeriu a implementação de contramedidas econômicas que nunca haviam sido testadas anteriormente no âmbito das relações comerciais.
Ibovespa Futuro e Cenário Interno
No que diz respeito ao cenário interno, o Ibovespa futuro acompanhou as recentes declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Em entrevista ao site UOL, Haddad mencionou que iniciou conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre seu papel nas eleições de 2026, embora ainda não tenham chegado a um consenso a respeito.
Quando questionado sobre a possibilidade de se candidatar ao governo do Estado de São Paulo, a pedido de Lula, o ministro reafirmou que não pretende concorrer neste ano. É esperado que Haddad deixe sua posição na pasta econômica até fevereiro.
Ademais, o ministro também comentou que o governo está considerando a ampliação das atribuições de fiscalização do Banco Central, incluindo a possível transferência da supervisão dos fundos de investimento para a autarquia, atualmente sob a responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Fonte: www.moneytimes.com.br


