Inflação no Japão desacelera para 2,1%, a menor desde março de 2022, mas preços do arroz se destacam antes das eleições

Taxa de Inflação no Japão

A taxa de inflação no Japão desacelerou consideravelmente, registrando 2,1%, seu nível mais baixo desde março de 2022, em comparação com 2,9% em novembro. Essa redução ocorre em um contexto de alívio da pressão sobre os preços, que coincide com o foco político nas despesas de vida e uma iminente decisão do banco central.

Esse é o 45º mês consecutivo em que a inflação permanece acima da meta de 2% estabelecida pelo Banco do Japão.

Inflação Base e “Core-Core”

A inflação núcleo, que exclui os preços de alimentos frescos, situou-se em 2,4%, alinhando-se às estimativas dos analistas e marcando seu menor nível desde outubro de 2024. Esse indicador foi significativamente inferior aos 3% registrados em novembro.

A inflação denominada “core-core” — que desconsidera os preços de alimentos frescos e de energia — caiu para 2,9%, em comparação aos 3% do mês anterior.

Dados Anuais e Setoriais

Segundo dados do governo, a inflação anual no Japão alcançou 3,2%. O índice de inflação atingiu seu ponto mais alto em dois anos em janeiro de 2025, antes de apresentar uma desaceleração ao longo do ano.

Entretanto, o Japão teve um aumento significativo nos preços do arroz, que atingiram o maior nível em mais de 50 anos em maio, elevando os preços a patamares recordes. A inflação do arroz em dezembro foi de 34,4%, marcando o sétimo mês consecutivo de declínio em relação ao ano anterior.

Apesar dessa redução, os preços do arroz no Japão permanecem próximos a valores recordes. Dados do Ministério da Agricultura do Japão indicam que o preço médio de um saco de arroz de 5 quilos estava em 4.267 ienes na semana encerrada em 11 de janeiro.

Em 2025, a escalada dos preços do arroz e comentários infelizes custaram ao então ministro da Agricultura, Taku Eto, seu cargo e, segundo relatos, levaram o ex-primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, a assumir a responsabilidade pessoal pela redução dos preços devido à escassez de arroz.

Perspectivas Econômicas

“A inflação de bens no Japão continua sendo o principal motor da inflação”, afirmou Marcel Theliant, chefe da área da Ásia-Pacífico na Capital Economics, durante uma entrevista no programa “Squawk Box Asia” da CNBC na sexta-feira. Ele destacou que, em 2025, os preços de importação diminuíram à medida que o iene se fortaleceu, mas essa tendência de queda já foi interrompida.

“Assim, é possível que a inflação de bens permaneça elevada por mais tempo, o que manterá a inflação acima da meta do Banco do Japão por um período prolongado”, acrescentou.

Isso poderia levar a um aumento nas taxas de juros já em abril, conforme ressaltou Theliant.

Eleição Antecipada

Os dados foram divulgados à medida que a primeira-ministra, Sanae Takaichi, se prepara para dissolver a Câmara Baixa do Japão hoje, como parte da preparação para uma eleição antecipada agendada para 8 de fevereiro.

Takaichi fez do combate ao custo de vida uma de suas prioridades e prometeu suspender o imposto sobre alimentos de 8% por dois anos, com o objetivo de ajudar os lares a enfrentarem os crescentes custos de vida.

No ano passado, seu governo implementou um vasto pacote de estímulo de 135 bilhões de dólares, que incluiu medidas para expandir subsídios governamentais locais, além de fornecer assistência para contas de eletricidade e gás.

Mais tarde hoje, o Banco do Japão também divulgará sua decisão de política monetária, embora economistas consultados pela Reuters em sua maioria esperem a manutenção da taxa em 0,75%. Novas previsões de inflação e PIB também serão apresentadas pelo BOJ para 2026.

— Os jornalistas da CNBC, Martin Soong, Chery Kang e Kaori Enjoji, colaboraram para este relatório.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Mike Huckabee afirma que Israel tem direito a grande parte do Oriente Médio

Companhias aéreas começam a cancelar voos diante de outra grande tempestade de inverno.

JPMorgan admite que encerrou contas de Trump após ataque de 6 de janeiro

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais