Aquisições e o Mercado
Aquisição da Electronic Arts
A recente aquisição da Electronic Arts, uma das maiores empresas de videogames dos Estados Unidos, marca um ponto significativo no mercado de fusões e aquisições. A companhia anunciou na última segunda-feira que será comprada pelo PIF, Silver Lake e Affinity Partners em um acordo de 55 bilhões de dólares, integralmente em dinheiro. Segundo David Kostin, principal estrategista de ações dos EUA no Goldman Sachs, essa transação é apenas uma das muitas que devem ocorrer no atual ciclo de fusões e aquisições que está aquecendo Wall Street.
Cenário Atual do Mercado
Apesar de o S&P 500 se encontrar próximo a seu pico histórico e de preocupações crescentes a respeito de uma bolha de ações, Kostin observou que, de modo geral, ainda existe certa "folga" no sentimento do mercado. Isso é observado mesmo em segmentos específicos, como o mercado de ações de computação quântica, que está começando a demonstrar sinais de otimismo. O indicador de sentimento do Goldman Sachs, por exemplo, subiu recentemente para -0,6, a partir de um mínimo de -0,9.
Expectativas para o Futuro
Kostin afirma que os mercados de ofertas públicas iniciais (IPOs) e de fusões e aquisições devem ser beneficiados. Os dados do Goldman indicam que o valor em dólares das transações de M&A anunciadas aumentou 29% em relação ao ano anterior, enquanto o número de transações anunciadas subiu 8%, totalizando 566, em comparação ao mesmo período do ano passado. Kostin escreveu em um relatório de pesquisa na última sexta-feira que se espera que a atividade de IPO e M&A aumente em 2026, acompanhando o crescimento econômico dos Estados Unidos, um aumento na confiança dos CEOs e um mercado de ações em ascensão.
Indicadores do Mercado
O "Barômetro de Emissão de IPOs" do Goldman Sachs atualmente está em 139, ficando no 88º percentile desde 2002. Além disso, é prevista uma alta de 15% no número de acordos de M&A concluídos nos EUA em 2026. Em vista dessa perspectiva otimista, os analistas de pesquisa em ações do Goldman Sachs identificaram um conjunto de 49 candidatas a fusões e aquisições que possuem uma probabilidade de 15% ou mais de serem adquiridas e que recentemente tiveram um aumento em suas atividades de negócios.
Candidatas a Aquisição
Dentre as empresas que compõem a lista de futuros alvos de aquisições do Goldman, a Electronic Arts já estava incluída antes do anúncio do último acordo. Além dela, outros nomes relevantes foram destacados.
Zoom Communications
A Zoom Communications, provedora de serviços de videoconferência, foi identificada como uma possível candidata a fusão. No entanto, no início deste mês, Don Bilson, chefe de pesquisa de eventos da Gordon Haskett, informou que um acordo, caso ocorra, deve seguir uma direção inversa, dado que a Zoom enviou um "sinal muito forte de M&A" em um recente evento para investidores. A CFO da empresa, Michelle Chang, mencionou, "Nós temos um balanço patrimonial muito saudável. É um bom momento, eu diria, para considerar a aquisição de uma empresa, então fiquem atentos." Com quase 8 bilhões de dólares em caixa, a Zoom tem considerável potencial para realizar aquisições.
Desempenho da Zoom
Embora a empresa tenha apresentado um desempenho inferior ao mercado neste ano, com crescimento abaixo de 4%, ela mostrou uma leve recuperação no último mês, de acordo com dados da FactSet.
Insmed
A Insmed, uma empresa biofarmacêutica, também foi apontada como alvo potencial pela Goldman. No mês passado, a empresa teve um avanço significativo com a aprovação pela FDA de um medicamento oral para um tipo de doença pulmonar. Atualmente, a Insmed é recomendada por Wall Street, onde 12 dos 20 analistas acreditam ser um bom investimento, e sete a classificam como uma "forte compra", de acordo com a ferramenta de consenso de analistas da CNBC. O valor de suas ações mais que dobrou em 2025 e tiveram um aumento de 40% apenas nos últimos três meses.
Outras Empresas
Outras empresas que aparecem como candidatas à lista de aquisições do Goldman incluem TripAdvisor e Vera Therapeutics. Essas empresas, junto com a Electronic Arts, compõem um cenário dinâmico no atual mercado de fusões e aquisições.
Fonte: www.cnbc.com