Mercado de Ações Sob Volatilidade
O mercado de ações passou por uma fase bastante turbulenta ao longo do último mês. Desde a nossa reunião mensal de dezembro, houve um fluxo constante de informações vindo de Washington, incluindo uma operação militar inesperada dos Estados Unidos na Venezuela e ameaças tarifárias relacionadas à Groenlândia. Na quarta-feira, o presidente Donald Trump afastou-se da imposição de tarifas sobre a Europa, afirmando em uma entrevista ao CNBC, a partir de Davos, na Suíça, que chegou a um "conceito de um acordo" referente à Groenlândia. Trump também mencionou que a Venezuela receberá uma receita com a venda de 50 milhões de barris de petróleo que foram enviados para os Estados Unidos.
Desempenho do Mercado
Entre 15 de dezembro e o fechamento da última quarta-feira, o S&P 500 e o Nasdaq apresentaram ganhos de 0,8% e 0,7%, respectivamente. No período, as ações da Qnity Electronics, Boeing e Texas Roadhouse se destacaram como as melhores performances, cada uma registrando ganhos percentuais de dois dígitos. A seguir, um detalhamento dos três melhores e piores desempenhos, incluindo informações importantes que antecedem a reunião mensal do Clube em janeiro, a qual será transmitida ao vivo na quinta-feira ao meio-dia, horário da costa leste dos Estados Unidos.
Top 3 Desempenho
Qnity Electronics: Alta de 30,1%
A empresa, que é desmembrada da DuPont e fornece materiais para a fabricação de semicondutores, teve um aumento significativo em meio à força geral observada no setor de fabricação de chips. Um relatório de resultados trimestrais sólido da Taiwan Semiconductor Manufacturing, uma gigante no segmento, impulsionou as ações no início do mês. A gestão da TSMC indicou que estaria aumentando seu orçamento de capital devido à forte demanda, o que foi visto pelos investidores como um indicativo positivo para os fornecedores da cadeia de suprimentos, como é o caso da Qnity. Além disso, uma série de análises positivas de analistas de Wall Street também contribuíram para melhorar o sentimento em torno da empresa.
Boeing: Alta de 22,6%
As ações da Boeing subiram com sinais de demanda positiva para os aviões da empresa americana, atingindo um novo pico de 52 semanas na quarta-feira. Na terça-feira, a Boeing anunciou novas encomendas com a Ethiopian Airlines. A maior parte dos ganhos mensais da empresa se deu após a divulgação, na semana passada, de que ela superou as vendas da rival europeia Airbus em 2025 pela primeira vez desde 2018. O pedido da Alaska Airlines, que envolveu mais de 100 aeronaves da Boeing, também ajudou a impulsionar os resultados.
Texas Roadhouse: Alta de 14,1%
O desempenho forte das ações da rede de restaurantes foi observado no início de 2026. Os investidores estão otimistas quanto a um ano melhor, impulsionado por um aumento nos gastos dos consumidores decorrente de estímulos relacionados a reembolsos fiscais. Este cenário surge após um 2025 decepcionante para a Texas Roadhouse, quando a inflação nas cotações do gado afetou as margens da empresa. O Clube decidiu reduzir sua posição em ações da rede no dia 12 de janeiro. Existe a expectativa de que o valor das ações possa ter mais crescimento, mas apenas se a empresa conseguir um alívio nos preços da carne.
Piores Desempenhos
Salesforce: Queda de 15,5%
Não é surpresa que esta tenha sido a nossa pior performance. As ações de empresas de software empresarial, como a Salesforce, continuaram a enfrentar dificuldades enquanto o mercado lidava com os riscos de interrupções impulsionadas pela inteligência artificial. A nova tecnologia pode representar uma ameaça existencial ao modelo de negócios baseado em assentos da Salesforce, pois, se a inteligência artificial reduzir o número de funcionários, haverá uma menor necessidade de licenças de software. O CEO Marc Benioff tem negado repetidamente essa noção, afirmando que a inteligência artificial aprimora as plataformas de software da empresa. Por enquanto, estamos mantendo o investimento, baseado no histórico de Benioff como líder.
CrowdStrike: Queda de 11,7%
As ações da CrowdStrike registraram uma queda no início deste mês depois que autoridades chinesas baniram empresas nacionais de usar seu software de cibersegurança, citando preocupações com a segurança nacional. Outras empresas americanas, como Palo Alto Networks e VMWare, também foram incluídas na lista. Essa situação não altera nossa tese sobre nenhuma dessas ações. A recente aquisição da CrowdStrike da startup de gestão de identidade SGNL por 740 milhões de dólares fortalece a sua presença em um dos segmentos que mais cresce no setor.
Apple: Queda de 11%
As ações da Apple estão a caminho de sua oitava semana consecutiva de perdas, impulsionadas por preocupações relacionadas ao aumento nos custos de memória e a uma rotação do investimento em ações de grandes nomes da tecnologia. A queda é considerada injustificada, pois a Apple anunciou recentemente uma parceria promissora em inteligência artificial com a Alphabet, que é uma das holdings do clube. A fabricante do iPhone utilizará a tecnologia Gemini do Google para algumas de suas funções de IA, o que deve amenizar as preocupações de Wall Street. Jim Cramer afirmou na terça-feira que a queda representa uma oportunidade para novos investidores adquirirem ações. "Esta é uma grande oportunidade para perceber que eles conseguiram obter a principal tecnologia em inteligência artificial ao lidar com a Gemini," disse sobre a Apple. "Eles se tornaram vencedores aqui."
Informações Adicionais do Clube de Investimento
Como assinante do CNBC Investing Club com Jim Cramer, você receberá um alerta de operação antes que Jim faça uma transação. Ele aguarda 45 minutos após enviar um alerta de operação antes de comprar ou vender ações do portfólio de seu clube de caridade. Caso Jim tenha falado sobre uma ação na CNBC, ele espera 72 horas após emitir o alerta de operação antes de executar a transação.
As informações acima são sujeitas aos nossos termos e condições, à política de privacidade, bem como ao nosso aviso de isenção de responsabilidade. Nenhuma obrigação fiduciária ou dever é criado em virtude da recepção de qualquer informação fornecida em conexão com o Clube de Investimento. Nenhum resultado ou lucro específico é garantido.
Fonte: www.cnbc.com


