H&M Inicia Operações no Brasil
A H&M, marca sueca de vestuário, anunciou sua entrada no Brasil com a abertura de sua primeira loja prevista para agosto de 2025 no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A expectativa em torno da inauguração é alta, especialmente considerando a força global da marca, que está presente em 74 países, conta com mais de 5 mil lojas e um faturamento anual de cerca de 23 bilhões de reais. Contudo, a estreia da H&M no mercado brasileiro ainda não teve o mesmo nível de visibilidade que as marcas nacionais de vestuário.
Sustentabilidade como Diferencial
Um estudo realizado pela Imagem Corporativa atribui à H&M um diferencial significativo em relação à sua imagem. A marca sueca é associada a práticas de sustentabilidade, o que contribui para uma percepção positiva em sua atuação no mercado. Segundo a pesquisa, essa associação à pauta da sustentabilidade é um fator que distingue a H&M das concorrentes.
Metodologia da Pesquisa
A avaliação da Imagem Corporativa foi executada por meio do sistema proprietário chamado IC-Image Booster. Este levantamento tem como objetivo medir a influência de temas específicos relacionados a marcas e empresas, monitorando suas menções tanto em plataformas digitais de conteúdo noticioso quanto em redes sociais. A coleta de dados abrangeu mais de 275 mil menções aos diversos concorrentes no setor.
Visibilidade das Marcas no Mercado
A variável Share of Voice, que quantifica a exposição total em conteúdos noticiosos e redes sociais, revelou dados importantes sobre a visibilidade das marcas. Nos primeiros oito meses do ano, a Renner foi identificada como a marca com maior presença no mercado, alcançando 36% de participação nas menções em sites de notícias e redes sociais. Em sequência, estão a C&A com 31%, Riachuelo com 19%, Zara com 6% e Hering também com 6%. Por fim, a H&M aparece com uma participação de apenas 2%.
Picos de Menção
Apesar de sua participação ainda ser considerada baixa, a H&M registrou um aumento nas menções em agosto, mês em que ocorreu a inauguração de sua primeira loja. Neste período, a marca sueca superou suas concorrentes Hering e Zara em termos de visibilidade.
Considerações Finais
Os aspectos financeiros são uma das principais preocupações em análises de mercado, sendo um fator que atrai a atenção de investidores e consumidores. O destaque da análise é dado aos fatos que impactam diretamente o bolso dos consumidores, conforme discutido na análise do VEJA Mercado.