Retorno da Petrobras à Produção em Alta
A Petrobras (PETR4) voltou a produzir mais de 1 milhão de barris por dia no campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A informação foi confirmada pela presidente da companhia, Magda Chambriard, em declaração feita nesta terça-feira, destacando que este crescimento é fruto de investimentos planejados para recuperar a produtividade do ativo.
Aumento da Produção
Esse patamar de produção foi alcançado na última sexta-feira, após a interligação de onze poços em Tupi ao longo de 2025, totalizando agora 150 poços perfurados na área. Chambriard ressaltou que esse resultado é fruto de um esforço coletivo da equipe da Petrobras, que conseguiu revitalizar Tupi, um campo que já foi considerado o maior do Brasil, mas viu sua produção ser superada pelo campo de Búzios.
“É o resgate de um símbolo para o Brasil, e a Petrobras sempre busca mais”, acrescentou a presidente à agência de notícias Reuters. Vale lembrar que a primeira vez que a produção de 1 milhão de barris por dia foi registrada em Tupi foi em 2019.
Planos Futuros para Tupi
A Petrobras está avaliando a construção de novos poços em Tupi, além de considerar a instalação de uma nova plataforma a partir de 2031 e a possibilidade de extensão da vida útil de algumas das nove plataformas existentes. O objetivo dessas ações é garantir a geração contínua de valor para o ativo.
No entanto, a implementação dessas iniciativas depende da aprovação dos parceiros da Petrobras no consórcio responsável pelo campo, bem como da análise do pedido de extensão de licença pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Importância do Campo de Tupi
Tupi foi o primeiro campo do pré-sal a demonstrar grande produtividade e é operado pela Petrobras em parceria com as empresas Shell e Galp. Em comunicado, a Petrobras destacou que o retorno do campo à produção de 1 milhão de barris por dia reitera o fato de que, ao longo de 16 anos, o pré-sal se consolidou como uma das áreas de exploração petrolífera mais competitivas do cenário global.
Produção no Pré-sal
Das 57 plataformas de produção atualmente operadas pela Petrobras, 28 estão dedicadas exclusivamente ao pré-sal. Essa camada atingiu uma produção acumulada de 7 bilhões de barris de petróleo em janeiro de 2025, sendo liderada pelos três principais campos em operação: Tupi, Búzios — o maior do mundo em águas ultraprofundas — e Mero.
Dessa forma, a Petrobras continua a reafirmar sua posição como um dos principais atores na exploração de recursos petrolíferos no Brasil e no mundo, mantendo um olhar atento para novas possibilidades e desafios na indústria.
Fonte: www.moneytimes.com.br