Anúncio da Qualcomm sobre novos chips de inteligência artificial
A Qualcomm informou na segunda-feira que lançará novos chips aceleradores de inteligência artificial, marcando uma nova concorrência para a Nvidia, que tem dominado o mercado de semicondutores voltados a IA até o momento.
Mudança de Foco
Esses chips são uma mudança significativa para a Qualcomm, que historicamente tem se concentrado em semicondutores para conectividade sem fio e dispositivos móveis, não em grandes data centers. A empresa anunciou que o AI200, que estará disponível em 2026, e o AI250, programado para 2027, poderão ser integrados em um sistema que ocupa um rack completo de servidores refrigerados a líquido.
Competição no Mercado
A Qualcomm está se equiparando à Nvidia e à AMD, que oferecem suas unidades de processamento gráfico (GPUs) em sistemas completos de racks, permitindo que até 72 chips atuem como um único computador. Esse poder computacional é necessário para os laboratórios de IA executarem os modelos mais avançados. Os chips destinados aos data centers da Qualcomm são baseados nas partes de IA dos chips de smartphones da empresa, conhecidos como unidades de processamento neural Hexagon (NPUs).

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta NomadDurga Malladi, gerente geral de data centers e edge da Qualcomm, afirmou em uma chamada com repórteres na semana passada: "Primeiro, queríamos nos provar em outros domínios, e uma vez que construímos nossa força, foi bastante fácil para nós avançar para o nível de data center."
Crescimento do Mercado de Data Centers
A entrada da Qualcomm no mundo dos data centers representa uma nova concorrência em um dos mercados que mais cresce na tecnologia: equipamentos para novos servidores focados em IA. De acordo com estimativas da McKinsey, quase US$ 6,7 trilhões em despesas de capital serão investidos em data centers até 2030, sendo que a maioria desse valor será direcionada a sistemas baseados em chips de IA.
Domínio da Nvidia
A indústria, até agora, tem sido dominada pela Nvidia, cujas GPUs detêm mais de 90% do mercado. As vendas desses chips impulsionaram a empresa a uma capitalização de mercado superior a US$ 4,5 trilhões. Os chips da Nvidia foram utilizados para treinar os modelos de linguagem de larga escala da OpenAI, que são empregados no ChatGPT.
Busca por Alternativas
Contudo, empresas como a OpenAI têm buscado alternativas. No início deste mês, a startup anunciou planos de adquirir chips do segundo maior fabricante de GPUs, a AMD, e pode também considerar uma participação na empresa. Outras companhias, como Google, Amazon e Microsoft, estão desenvolvendo seus próprios aceleradores de IA para seus serviços de nuvem.
Foco em Inferência
A Qualcomm afirmou que seus chips estarão focados em inferência, ou seja, na execução de modelos de IA, em vez de treinamento, que é o processo pelo qual laboratórios como a OpenAI criam novas capacidades de IA ao processar terabytes de dados.
A gigante dos semicondutores declarou que seus sistemas em rack podem custar menos para operar para clientes, como provedores de serviços de nuvem, e que um rack consome 160 quilowatts de energia, um consumo comparável ao de alguns racks de GPU da Nvidia.
Vendas Separadas
Malladi também mencionou que a Qualcomm venderá seus chips de IA e outras partes separadamente, especialmente para clientes como hyperscalers, que preferem projetar seus próprios racks. Ele comentou que outras empresas de chips de IA, como Nvidia ou AMD, poderiam até se tornar clientes para algumas das partes de data center da Qualcomm, como suas unidades de processamento central (CPUs).

💰 Ganhe Taxa 0%
Abra sua Conta Internacional Nomad e aproveite taxa 0% na sua primeira conversão. Uma forma inteligente, rápida e segura de enviar, guardar e usar seu dinheiro em dólar.
🌎 Abrir minha conta Nomad"Nosso objetivo é garantir que nossos clientes possam optar por levar tudo ou dizer: ‘Vou misturar e combinar’," concluiu Malladi.
Iniciativas Internacionais
A Qualcomm não comentou sobre o preço dos chips, das placas ou dos racks, nem sobre quantas NPUs poderiam ser instaladas em um único rack. Em maio, a empresa anunciou uma parceria com a Humain, da Arábia Saudita, para fornecer chips de inferência de IA para data centers na região, comprometendo-se a implantar sistemas que utilizem até 200 megawatts de potência.
Vantagens Competitivas
Por fim, a Qualcomm informou que seus chips de IA apresentam vantagens em relação a outros aceleradores em termos de consumo de energia, custo de propriedade e uma nova abordagem para o tratamento de memória. A empresa destacou que suas placas de IA suportam até 768 gigabytes de memória, o que é superior às ofertas da Nvidia e da AMD.
Fonte: www.cnbc.com
