Fraude Virtual no Brasil
Um estudo recente revelou que seis a cada dez brasileiros, correspondendo a 59,7% da população, já enfrentaram alguma tentativa de fraude virtual. Os dados referem-se ao ano de 2024 e mostram uma leve redução em comparação ao ano anterior, que registrou um índice de 62,4%. Entre as pessoas que foram alvo dessas abordagens fraudulentas, mais da metade, ou seja, 52,4%, acabaram caindo nos golpes. As informações são oriundas de um levantamento realizado pela Koin, uma fintech especializada em pagamentos digitais e na prevenção de fraudes em comércio eletrônico.
Perdas Financeiras Relacionadas a Golpes
O estudo também fornece informações sobre os prejuízos financeiros enfrentados por aqueles que sucumbiram aos golpes no ano passado. Cerca de 17% das vítimas reportaram perdas que variaram entre 50 reais e 100 reais. Um grupo maior, correspondente a 22%, sofreu perdas que oscilaram entre 500 reais e 1 mil reais. Por outro lado, uma fração menor da amostra, cerca de 9,5%, revelou ter perdido valores acima de 2 mil reais.
Grupos Mais Vulneráveis
Outra importante revelação do estudo é sobre os grupos demográficos mais suscetíveis a tentativas de golpe. Os consumidores com mais de 55 anos de idade emergem como os principais alvos das fraudes. Além deles, os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos e as pessoas com mais de 65 anos também apresentam uma maior propensão de serem vítimas dessas práticas fraudulentas.