Resultados Mistos da Coca-Cola
Na terça-feira, a Coca-Cola divulgou resultados trimestrais que mostraram uma combinação de desempenhos. No entanto, a demanda por suas bebidas na América do Norte e na América Latina começou a apresentar sinais de melhoria.
Previsões para 2026
Olhando para o futuro, a empresa projeta um crescimento orgânico de receita entre 4% a 5% e um crescimento de lucros por ação comparáveis de 7% a 8% para o ano completo de 2026.
Ações em Queda
As ações da Coca-Cola caíram cerca de 4% nas negociações antes da abertura do mercado.
Comparativo com Expectativas do Mercado
A seguir estão os resultados que a empresa anunciou para o período encerrado em 31 de dezembro, em comparação com o que Wall Street esperava, com base em uma pesquisa com analistas realizada pela LSEG:
- Lucro por ação ajustado: 58 centavos frente a 56 centavos esperados
- Receita ajustada: 11,82 bilhões de dólares frente a 12,03 bilhões de dólares esperados
Resultado Líquido
A gigante das bebidas reportou um lucro líquido do quarto trimestre atribuído aos acionistas de 2,27 bilhões de dólares, ou 53 centavos por ação, um aumento em relação a 2,2 bilhões de dólares, ou 51 centavos por ação, no ano anterior.
Excluindo Itens Não Recorrentes
Excluindo ganhos de transações e outros itens pontuais, a Coca-Cola obteve um lucro de 58 centavos por ação.
Vendas e Crescimento Orgânico
As vendas líquidas aumentaram 2%, alcançando 11,82 bilhões de dólares. A receita orgânica, que exclui aquisições, desinvestimentos e efeitos cambiais, teve um crescimento de 5% neste trimestre.
Volume de Vendas
O volume da unidade de casos cresceu 1% no trimestre, marcando o segundo trimestre consecutivo de crescimento para a companhia. Este indicador exclui o impacto de preços e variação cambial para refletir a demanda real. Assim como a concorrente PepsiCo, a Coca-Cola enfrentou uma queda na demanda por suas bebidas, à medida que consumidores preocupados com o orçamento tentam economizar mais nas compras.
Performance Regional
Na América do Norte, o volume da Coca-Cola aumentou em 1%, enquanto na América Latina houve um crescimento de 2%. Ambas as regiões são mercados-chave para a empresa.
Desempenho das Divisões
Globalmente, o segmento de água, esportes, café e chá da Coca-Cola superou o restante de seu portfólio, com um crescimento de volume de 3%, impulsionado pela maior demanda por marcas como Smartwater e Bodyarmor.
No que tange aos refrigerantes gaseificados, a empresa reportou um volume estável, com seu refrigerante mais conhecido apresentando um aumento de 1% no volume neste trimestre.
Desempenho em Categorias Diversificadas
A divisão de sucos, laticínios de valor agregado e bebidas à base de plantas reportou uma queda de 3% no volume. O aumento da demanda por Fairlife não foi suficiente para compensar a venda das operações de produto acabado da Coca-Cola na Nigéria para um de seus engarrafadores.
Valor de Mercado
As ações da Coca-Cola subiram cerca de 22% nos últimos doze meses, até o fechamento da última segunda-feira, elevando seu valor de mercado a aproximadamente 335 bilhões de dólares.
Fonte: www.cnbc.com


