Ataques Aéreos da Rússia na Ucrânia
Barragens de Drones e Mísseis
A Rússia executou uma série de ataques noturnos, utilizando drones e mísseis contra a Ucrânia no último sábado (8). Esses ataques resultaram na morte de, pelo menos, três pessoas e na danificação significativa de grandes instalações de infraestrutura energética em três regiões do país, conforme relataram autoridades ucranianas.
Detalhes dos Ataques
O presidente Volodymyr Zelensky informou que a Rússia lançou mais de 450 drones e 45 mísseis durante os ataques. Na cidade de Dnipro, um drone atingiu um prédio, causando a morte de duas pessoas e ferindo outras 12. Além disso, uma terceira vítima foi registrada na região de Kharkiv, segundo autoridades locais.
Danos às Instalações de Energia
As instalações de energia nas regiões de Kiev, Poltava e Kharkiv sofreram danos significativos, como indicado pela primeira-ministra Yulia Svyrydenko. Zelensky enfatizou que os ataques demonstram a necessidade de intensificar a pressão das sanções sobre a Rússia.
Sanções como Resposta
Zelensky declarou: “Para cada ataque de Moscou à infraestrutura de energia, com o objetivo de prejudicar as pessoas comuns antes do inverno, deve haver uma resposta de sanções visando toda a energia russa, sem exceções.” Ele fez essa afirmação através do aplicativo Telegram. Desde o início da ofensiva em larga escala da Rússia, que se estende por quase quatro anos, o país tem atacado deliberadamente o setor energético, especialmente à medida que a demanda por aquecimento aumentava.
Histórico de Ataques
No outono deste ano, a Rússia atingiu instalações de gás em nove ocasiões diferentes ao longo de dois meses, conforme dados fornecidos pela empresa estatal de energia Naftogaz. O Ministério da Defesa de Moscou anunciou que realizou um “ataque maciço com armas de alta precisão de longo alcance, aéreas, terrestres e marítimas” dirigido a instalações de produção de armas e energia. Essa ação foi descrita como uma resposta aos ataques realizados por Kiev contra a Rússia.
Fonte: www.moneytimes.com.br


