Desempenho das Small Caps e Expectativas de Mercado
As small caps podem se revelar uma área lucrativa do mercado à medida que o final do ano se aproxima, com o índice Russell 2000 alcançando um novo recorde histórico na quarta-feira, apontando para a possibilidade de seu quinto recorde neste ano. Segundo Katie Stockton, fundadora da Fairlead Strategies, o índice está prestes a superar a resistência final em torno de 2.466, após já ter ultrapassado sua média móvel de 200 dias em setembro. No mês passado, o Russell 2000 também superou seu recorde anterior, datado de novembro de 2021. Esses movimentos são vistos como sinais otimistas para uma classe de ativos que habitualmente apresenta desempenho inferior, mas que agora está atraindo um sentimento mais favorável de várias mesas de negociação de Wall Street, que acreditam em um desempenho melhor no futuro, especialmente à medida que os investidores se tornam cautelosos em relação a uma queda nas ações de grandes empresas.
Análise Técnica e Sentimento do Mercado
"I don’t see the relative shift as wholly related to the weakened momentum of late, but rather a loss of confidence perhaps in the leadership stronghold of large-cap technology stocks, including some of the megacaps," escreveu Stockton à CNBC. A analista técnica, que adota uma perspectiva pessimista em relação ao S&P 500 nos próximos dias, mencionou que o índice de mercado amplo pode estar prestes a passar por um "retrocesso significativo" nas semanas seguintes. "Isso deve ser importante para os investidores que estão fortemente expostos às ações de grandes empresas de tecnologia e pode justificar uma mudança nas alocações de portfólio para gerenciar riscos e aproveitar um possível rompimento no índice Russell 2000, que ocorreria com dois fechamentos semanais consecutivos acima de ~2460, o ponto alto de novembro de 2021, em um desenvolvimento otimista de longo prazo", acrescentou.
Desempenho Recente do Russell 2000
Na negociação de final de dia na quarta-feira, o Russell 2000 avançou 0,8%, cerca do dobro do ganho registrado no S&P 500. Este desempenho recente das small caps tem suas razões. O início de um ciclo de afrouxamento pelo Federal Reserve, em meio a uma economia americana que, até agora, se mostrou resiliente, é um fator estimulante para empresas menores, que estão intimamente ligadas a ciclos econômicos e são mais sensíveis às taxas de juros. Na terça-feira, os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, sugerindo que o programa de aperto do banco central, que envolve a venda de ativos, pode estar prestes a terminar, somente aumentaram o entusiasmo em relação às small caps.
Preocupações e Desafios
Entretanto, permanecem preocupações. No início deste mês, Adam Parker, fundador da Trivector Research, afirmou que as small caps são uma classe de ativos "estruturalmente inferior", observando que essas empresas tendem a se inclinar para o valor e são menos lucrativas.
Perspectivas de Mercado e Oportunidades
Existem também núcleos de otimismo nas small caps, uma vez que ações ligadas a criptomoedas, pequenas empresas nucleares, energia limpa e tecnologia quântica estão entre os destaques do Russell 2000. Contudo, Steven DeSanctis, estrategista de small e mid cap da Jefferies, acredita em um desempenho sustentado dessas empresas menores. A diminuição nos custos de empréstimos, um aumento nas fusões e aquisições que beneficia as financeiras de small caps e a melhora no crescimento dos lucros podem impulsionar as perspectivas de curto prazo da classe de ativos. Ou, no mínimo, isso pode permitir que as small caps superem as grandes empresas até o final do ano.
Para o fim do ano, DeSanctis estabelece uma meta de 2.665 para o Russell 2000, implicando um potencial de alta de aproximadamente 7% em relação ao fechamento da terça-feira. O alvo da Jefferies para o S&P 500 ao final do ano é 6.600, abaixo do nível em que o índice mais amplo está atualmente negociando. "Não vemos muito potencial de alta nas grandes empresas", disse DeSanctis. "Percebemos mais potencial de crescimento nas smaller caps como atraente".
Fonte: www.cnbc.com


