TotalEnergies Consolida Posição na Namíbia
A TotalEnergies reforçou sua presença no setor offshore da Namíbia ao firmar um acordo de troca de ativos com a Galp, tornando-se a operadora da significativa descoberta de petróleo em Mopane. A informação foi divulgada pela petroleira nesta terça-feira.
Detalhes do Acordo
Em contrapartida a uma participação de 40% na licença PEL83, que abrange o projeto Mopane, a Galp receberá 10% de participação na licença PEL56 da Total, que detém a descoberta de Venus. Além disso, a Galp também obtém 9,4% na licença PEL91. Vale destacar que essas três licenças estão localizadas em proximidade geográfica.
A TotalEnergies assumirá metade das despesas de exploração e avaliação da Galp em Mopane, contudo, a Galp deverá reembolsar esse montante utilizando o fluxo de caixa futuro gerado pelo campo. A QatarEnergy é identificada como o segundo maior acionista nas licenças PEL56 e PEL91.
Reação do Mercado
Após o anúncio do acordo, as ações da TotalEnergies apresentaram uma valorização de 0,6%, enquanto as ações da Galp sofreram uma queda de mais de 11%.
Analistas da RBC observaram que consideram o acordo “mais favorável para a TotalEnergies do que para a Galp”, destacando que a ausência de um pagamento antecipado em dinheiro poderá ser interpretada negativamente. Além disso, o reembolso total dos gastos relacionados à exploração e avaliação pode ser visto como decepcionante.
Alinhamento de Interesses
Os analistas também comentaram que a inclusão de Venus no acordo pode atuar como um fator de alinhamento de interesses entre os parceiros. No entanto, eles alertaram que isso poderá resultar em um aumento ligeiro nos investimentos de capital (capex) exigidos da Galp nos próximos anos.
As empresas Total e Galp têm a expectativa de realizar a perfuração de três poços em Mopane nos próximos dois anos, com início previsto para 2026.
Concorrência no Setor
No mês passado, fontes informaram à Reuters que a TotalEnergies e a Chevron estavam liderando a corrida para adquirir participação em Mopane.
Em comunicado, a TotalEnergies declarou que o acordo a posiciona como operadora das duas maiores descobertas de petróleo na Namíbia, o que representa um avanço significativo para o desenvolvimento de um importante centro de produção de petróleo no país.
Finalização da Transação
A conclusão da transação está prevista para ocorrer em 2026. A presidente da Galp, Paula Amorim, afirmou que essa parceria com a TotalEnergies irá “reduzir significantemente os riscos associados a Mopane, traçando um caminho concreto para o futuro do ativo”.
Fonte: www.moneytimes.com.br


