Ações da Amazon Sofrem Queda Significativa
As ações da Amazon apresentaram uma queda acentuada na última sexta-feira, com uma desvalorização de quase 7% durante as negociações de tarde, após os resultados do lucro por ação terem ficado abaixo das expectativas do mercado. O aumento nos planos de gastos da empresa também gerou preocupações entre os investidores. No total, as ações da Amazon caíram cerca de 13% durante a semana, sinalizando um dos maiores declínios semanais desde 2022.
Reação do Mercado e Oportunidade de Compra
Malcolm Ethridge, sócio-gerente do Capital Area Planning Group, expressou seu otimismo durante o “Halftime Report” da CNBC, afirmando que, devido à sua confiança na ação da Amazon, a recente queda foi vista como uma oportunidade para adquirir mais ações. Ethridge observou que o plano da Amazon de investir US$ 200 bilhões em despesas de capital é compreensível, especialmente diante da necessidade de lidar com um backlog avaliado em centenas de bilhões de dólares, enfatizando que grande parte desse investimento será direcionado para centros de dados voltados para inteligência artificial.
O especialista comentou que não ficou surpreso ao observar a queda acentuada das ações durante as negociações da noite anterior. Ele afirmou que, com o aumento da participação dos investidores de varejo desde a pandemia da Covid-19, o mercado tende a reagir inicialmente com vendas, antes de determinar a estratégia de atuação em relação a uma ação específica. “Temos que aceitar que essa é, de fato, uma das dinâmicas que irão moldar o funcionamento do mercado”, disse Ethridge.
Vistas e Expectativas de Outros Especialistas
Brad Gerstner, CEO da Altimeter Capital, ressaltou que a Amazon se junta a uma lista de grandes empresas de tecnologia que anunciaram planos de gastos em larga escala recentemente. Ele expressou confiança nos executivos das grandes empresas tecnológicas, acreditando que eles são capazes de garantir que os investimentos gerem resultados ou, caso contrário, reavaliem suas estratégias. Gerstner elogiou especificamente o CEO da Amazon, Andy Jassy, pela maneira como expandiu o negócio de Serviços Web, que alcançou a marca de US$ 140 bilhões. Nos primórdios, durante o final da década de 2000, muitas pessoas questionavam a necessidade de investimentos nesse setor, acrescentou Gerstner.
Ele comentou: “Não acredito que isso seja um novo normal permanente na quantia que será construída”, referindo-se aos gastos da Big Tech em inteligência artificial. “Entretanto, creio que nos próximos três anos, estamos diante de algo comparável à construção do sistema de rodovias interestaduais.”
Expectativas dos Analistas e Preocupações com a Situação Atual
Aparentemente, Wall Street compartilha a perspectiva de que a queda acentuada das ações da Amazon pode ser temporária. Apesar do otimismo predominante entre os analistas, muitos ajustaram suas expectativas de preço em relação às ações da empresa. Stephen Weiss, CIO da Short Hills Capital Partners, identificou razões para que os investidores tenham preocupações. Weiss afirmou que, embora a pressão de vendas possa ter sido exagerada, o anúncio dos gastos pode ajudar a explicar por que as ações caíram.
“Sempre comprei as empresas que se beneficiam de investimentos em despesas de capital e retornei para aquelas que têm investido em despesas de capital quando esse ciclo está próximo do fim”, disse Weiss. “A questão aqui é que não sabemos onde esse ciclo vai terminar.” Com a queda registrada na sexta-feira, as ações da Amazon agora estão 10% abaixo do seu valor em 2026. Apesar disso, os valores das ações dobraram nos últimos três anos.
Fonte: www.cnbc.com


