Protestos por Reformas na Cannabis em Washington
Bill Schmitt Jr. juntou-se a manifestantes que pediam reformas relacionadas à cannabis em frente à Casa Branca, solicitando ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tome medidas sobre a clemência em relação à cannabis antes das eleições gerais de novembro. O evento ocorreu no dia 24 de outubro de 2022, em Washington, D.C.
Win Mcnamee | Getty Images
Desempenho das Ações de Cannabis
As ações do setor de cannabis não apresentaram um desempenho positivo por um segundo dia consecutivo nesta segunda-feira, mesmo após o ex-presidente Donald Trump ter confirmado que está considerando a possibilidade de um decreto executivo que permitiria a flexibilização das regulamentações sobre a maconha.
O Amplify Seymour Cannabis ETF (CNBS) apresentou uma leve alta durante a negociação à tarde após as declarações de Trump sobre a reclassificação da droga. Contudo, o fundo registrou uma queda de quase 7%, uma vez que os investidores decidiram realizar lucros após uma disparada de mais de 50% na última sexta-feira.
Reações de Trump e Possíveis Mudanças
Quando questionado na segunda-feira se estava analisando um decreto executivo sobre a reclassificação da maconha, Trump respondeu: “Estamos considerando isso.” Ele acrescentou: “Muitas pessoas desejam ver a reclassificação, pois isso possibilita a realização de quantidades enormes de pesquisas que não podem ser feitas a menos que haja uma reclassificação. Portanto, estamos analisando isso de maneira muito firme.”
Os comentários de Trump surgem em meio a relatos que indicavam que o presidente estaria pensando em instruir agências federais a reclassificar a maconha como uma substância menos regulada, passando da categoria de Substância I para a Substância III. Uma fonte próxima ao assunto informou à CNBC que um decreto da Casa Branca poderia ser anunciado já na segunda-feira.
Impacto no Setor e Expectativas para o Futuro
As notícias provocaram um rali no setor na sexta-feira, que levou o fundo Amplify Seymour a registrar seu melhor dia em termos de desempenho. O ETF conseguiu retornar ao território positivo no acumulado do ano, colocando-se em uma trajetória que poderia interromper uma sequência de quatro anos de perdas.
Especialistas da indústria há muito esperam essa mudança de classificação, que deslocaria a cannabis de um grupo de drogas que inclui heroína para uma categoria que abrange esteroides e Tylenol com codeína. Em agosto, Trump já havia insinuado a possibilidade de uma alteração na classificação da maconha.
No entanto, muitos acreditam que existem expectativas de que a pressão favorável é suficiente para que tal movimento — que poderia atrair maior interesse de bancos e investidores de grande porte no setor — se concretize.
Reações do Mercado e Empresas do Setor
“Estou muito mais otimista do que nunca estive,” afirmou Irwin Simon, CEO da Tilray, à CNBC na sexta-feira. As ações da Tilray e da Canopy Growth caíram 10% e 4,6%, respectivamente, na sessão desta segunda-feira. Já o varejista SNDL registrou uma queda superior a 13% durante o dia.
— Matéria com contribuições de Kevin Breuninger e Brandon Gomez da CNBC.
Fonte: www.cnbc.com

