Programa de Reserva de Minerais Críticos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a lançar um programa estratégico para a criação de uma reserva de minerais críticos, com um investimento inicial de 12 bilhões de dólares do Export-Import Bank dos EUA (EXIM), conforme informações de um funcionário do governo que está inteirado sobre o plano.
Contexto do Investimento
Esse investimento marca a mais recente tentativa do governo norte-americano de neutralizar o que os formuladores de políticas consideram como "manipulação dos preços por parte da China" em relação a minerais essenciais, como lítio, níquel e terras raras. Esses minerais são vitais para a produção de diversos itens, que vão desde veículos elétricos até armamentos de alta tecnologia, e sua flutuação de preços tem impactado negativamente as empresas de mineração nos Estados Unidos durante vários anos.
Detalhes do Projeto Vault
De acordo com uma reportagem inicial da Bloomberg News, o projeto, denominado “Project Vault”, irá combinar financiamento privado com um empréstimo de 10 bilhões de dólares do EXIM Bank. O objetivo é adquirir e estocar esses minerais para atender a montadoras, empresas de tecnologia e outros fabricantes.
Após a divulgação da iniciativa de 12 bilhões de dólares para a reserva de minerais críticos, as ações de empresas do setor de terras raras e minerais essenciais, como MP Materials e USA Rare Earth Inc, apresentaram crescimento.
Aprovação e Reuniões
O Conselho do EXIM Bank deverá votar, ainda nesta segunda-feira (2), a autorização para o empréstimo de 10 bilhões de dólares, que terá um prazo de 15 anos. Nesta mesma data, Trump deve se reunir com a CEO da General Motors, Mary Barra, e com o bilionário do setor de mineração Robert Friedland. Essas figuras representam tanto os produtores quanto os usuários de minerais críticos, segundo uma fonte administrativa familiarizada com a reunião. A Casa Branca não respondeu prontamente a um pedido de esclarecimento sobre a situação.
Interesse no Projeto
O projeto atraiu a atenção de uma variedade de empresas americanas, principalmente nos setores automotivo e de tecnologia. Empresas de comercialização de commodities, como Hartree Partners, Traxys North America e Mercuria Energy Group, têm a responsabilidade de administrar a aquisição das matérias-primas necessárias para a reserva, conforme relatado por uma fonte à Reuters.
Composição da Reserva
Espera-se que a reserva inclua não apenas terras raras e minerais críticos, mas também outros elementos considerados estrategicamente importantes e que estão sujeitos a variações de preços. O objetivo do Projeto Vault é auxiliar a indústria automobilística americana, permitindo que as companhias reduzam os riscos em seus balanços patrimoniais. Um funcionário fez uma comparação com uma assinatura do Costco, que permite compras em grandes volumes.
Segurança e Estrutura do Projeto
Outro objetivo mencionado é garantir uma reserva de minerais para uso emergencial durante um período de 60 dias. O funcionário também destacou que o armazenamento de minerais já está em andamento. Para a gestão do projeto, espera-se que uma estrutura executiva seja estabelecida, com o EXIM Bank assumindo um assento no Conselho do projeto.
Legislação Relacionada
No mês anterior, um grupo bicameral e bipartidário de legisladores americanos apresentou um projeto de lei que visa criar uma reserva de 2,5 bilhões de dólares em minerais críticos. Essa medida tem como finalidade estabilizar os preços de mercado e incentivar a mineração e o refino dentro dos Estados Unidos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


