UBS aposta na Carvana
O UBS iniciou a cobertura da plataforma de comércio eletrônico de carros usados Carvana, atribuindo a ela uma classificação de "compra" e um preço-alvo em 12 meses de US$ 450. Isso indica um potencial de valorização de 20% em relação ao fechamento da última sexta-feira.
Potencial disruptivo
O analista Joseph Spak elogiou a Carvana, descrevendo-a como uma "verdadeira disruptora e ganhadora de participação de mercado em um setor altamente fragmentado." Ele acredita que o crescimento da empresa é impulsionado pela migração para vendas online e pela sua plataforma de e-commerce, que proporciona aos clientes uma "experiência melhor e, frequentemente, um preço mais competitivo."
Plataforma diferenciada
Spak destacou que a Carvana possui uma plataforma online diferenciada e de qualidade superior, além de uma experiência do cliente que a posiciona bem para aumentar sua participação no amplo, mas fragmentado, mercado de veículos usados. Embora a Carvana represente atualmente cerca de 1,5% do mercado de vendas de veículos usados, ele acredita que essa participação pode crescer para cerca de 4% até o final da década.
Meta de veículos usados
O analista prevê que, à medida que a empresa avança em direção à sua meta de 3 milhões de veículos usados nos próximos 10 anos, a participação de mercado poderá aumentar para 8%. A Carvana já apresenta um lucro bruto por unidade de varejo que é aproximadamente duas vezes a média do setor. Spak observou que a empresa está crescendo significativamente mais rápido do que seus concorrentes e que esse crescimento lucrativo parece ser sustentável.
Eficiência e investimentos
Segundo Spak, a empresa está bem posicionada para melhorar o lucro bruto por unidade (GPU) à medida que continua a gerar mais eficiência e a desbloquear economias provenientes de investimentos em centros de inspeção e recondicionamento (IRC), além da continuidade da integração dos sites de leilão da ADESA. Ele acrescentou que isso não só permitirá que a Carvana atinja sua meta de cerca de 3 milhões de unidades em 5 a 10 anos, mas também que impulsionará a alta nos lucros por unidade.
Diferenciação de mercado
Devido ao status único da Carvana como uma empresa de varejo automotivo e também como um marketplace da internet, Spak afirmou que a sua múltipla de valuation implica um crescimento mais forte e está acima de outros varejistas de automóveis, colocando-a mais perto de empresas da internet com maior crescimento. As ações da Carvana já acumularam uma valorização de 84% neste ano.
Fonte: www.cnbc.com


