Principais Destaques do Briefing Matinal
Introdução
Se a máxima que definiu a era das mídias sociais era que você é o produto, quais novas metáforas econômicas a transição para a inteligência artificial irá inspirar?
A Nova Perspectiva Sobre Aquisição de Usuários
Uma diferença marcante entre a nova geração de startups de inteligência artificial e as empresas de software da era móvel é a visão acerca do trabalho e do valor relacionado à aquisição de novos usuários. Nos últimos anos, o crescimento do número de usuários foi considerado o principal indicador de sucesso, uma realidade claramente ilustrada em uma cena emblemática da série "Silicon Valley". Por que os desenvolvedores de aplicativos deveriam buscar fontes de receita quando podem simplesmente operar empresas que estão "pré-receita"? Afinal, uma vez que se começa a gerar receita, os investidores passarão a avaliar o desempenho financeiro da sua empresa. É mais vantajoso perseguir o sonho de um grande pagamento no futuro do que se preocupar em ganhar um montante modesto agora.
Mudanças no Cenário de Crescimento
O setor de investimentos em infraestrutura de inteligência artificial está seguindo essa lógica, mas algo mudou. O crescimento continua sendo essencial, mas a economia da inteligência artificial — que inclui os elevados custos computacionais envolvidos no treinamento e na execução de modelos — forçou a próxima geração de empresas de tecnologia a reorientar sua estratégia de vendas.
O Baixo Barreira de Entrada para Empresas de IA
Atualmente, a barreira para se tornar uma "empresa de IA" é extremamente baixa. Qualquer pessoa com coragem e espírito empreendedor pode embarcar nessa jornada, mesmo que a partir de casa. Entretanto, enquanto o lucro incremental gerado por cada novo cliente era praticamente puro para startups de software da época anterior, as startups de IA enfrentam altos custos computacionais.
A Nova Estrutura de Modelos de Negócios
As empresas de software estavam focadas em adquirir usuários a qualquer custo, adotando um mantra de crescimento a toda custo, e oferecendo suas plataformas em troca de uma taxa. Como Colas observou, as grandes empresas de tecnologia também estruturaram seus relacionamentos com os clientes em um modelo de taxa fixa.
Por outro lado, uma nova geração de startups de IA deve concentrar-se em opções pagas desde o início. Ter os “usuários certos” — ou seja, os adotantes iniciais dispostos a pagar — é mais importante do que o crescimento puro. E, o mais relevante, seus modelos de vendas serão proporcionais em vez de planos fixos, devido aos altos custos computacionais.
Valorações Elevadas das Startups de IA
Colas destaca que essa diferença é uma das razões subestimadas pelas quais as avaliações de empresas de IA estão tão altas. Essas empresas estão deliberadamente precificando seus serviços para transferir os lucros dos usuários para suas próprias demonstrações de resultados.
Fonte: finance.yahoo.com


