Liquidação Extrajudicial da Will Financeira S.A.
O Banco Central anunciou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. A informação foi divulgada na quarta-feira, dia 21.
Motivos da Decisão
A autoridade monetária justificou sua decisão com base no comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, além da constatação de insolvência. Também foi mencionado o vínculo de interesse com o Banco Master, cuja liquidação extrajudicial foi decretada em novembro de 2025.
Controle e Transferência
O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira. A mudança no controle societário da instituição ocorreu em 21 de agosto de 2024.
Impacto para Investidores
Investidores que atingiram o limite de cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no Banco Master e que subsequentemente aplicaram recursos em Certificados de Depósito Bancário (CDBs) do Will Bank podem não ter direito à garantia. Esta situação se deve às regras do fundo, que estabelecem que a cobertura é compartilhada entre instituições que fazem parte do mesmo conglomerado financeiro após a transferência de controle.
Especificidades do FGC
O FGC ressaltou que a Will Financeira integra o conglomerado Master, o que pode impactar o valor estimado dos desembolsos a serem realizados em decorrência de que alguns beneficiários já tenham ultrapassado o limite de garantia. O FGC garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição ou por conjunto de instituições pertencentes ao mesmo conglomerado financeiro.
Risco de Cobertura
Na prática, quem atingiu esse teto no Banco Master e fez novos investimentos na Will Financeira após 30 de agosto de 2024 pode ultrapassar o limite permitido. Isso faz com que esses investidores fiquem fora da cobertura do fundo. O Fundo Garantidor de Créditos ainda está analisando cada caso para definir a elegibilidade dos investidores e a forma de ressarcimento.
Processo de Pagamento
O FGC informa que, devido às especificidades de cada liquidação, não há um prazo legal definido para o início dos pagamentos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


