Acusações de Fraude Hipotecária
Declaração de Imóvel em Atlanta
Um documento que contém uma estimativa de empréstimo para uma casa em Atlanta, adquirida por Lisa Cook, a governadora do Federal Reserve dos Estados Unidos, que foi acusada de fraude hipotecária pela administração Trump, indica que Cook classificou a propriedade como uma "casa de férias". O documento, datado de 28 de maio de 2021, foi emitido pelo seu cooperativa de crédito algumas semanas antes da finalização da compra e demonstra que Cook informou ao credor que a propriedade em Atlanta não seria sua residência principal. Este documento parece contradizer outras informações que críticos de Cook apresentaram para apoiar alegações de que ela cometeu fraude hipotecária ao declarar duas propriedades diferentes como sua residência principal, segundo dois especialistas independentes em imóveis.
Resposta da Governadora
A Reuters não conseguiu contatar Cook para um comentário. Ela negou repetidamente qualquer irregularidade relacionada a seus imóveis, que também incluem uma casa em Ann Arbor, Michigan, e uma propriedade de investimento em Massachusetts.
Acusações da Administração Trump
Funcionários da administração, liderados por Bill Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação (FHFA), usaram documentos hipotecários das propriedades de Cook em Atlanta e Michigan para acusá-la de alegar ambas como sua "residência principal". As supostas declarações falsas de residência, que poderiam melhorar as implicações hipotecárias e fiscais para um proprietário, levaram Pulte a encaminhar o caso ao Departamento de Justiça, resultando em uma investigação federal e uma ordem do presidente Donald Trump para afastá-la do cargo.
Processo Judicial
Cook, que permanece no Federal Reserve, processou o presidente para contestar sua demissão. A Reuters não conseguiu determinar se Pulte ou outros funcionários da administração estão cientes da estimativa de empréstimo de Cook referente à propriedade em Atlanta. Os representantes da FHFA, agência liderada por Pulte, não responderam a um pedido de comentário.
Documentos Hipotecários e Provas
Entre os documentos citados por Pulte, estão papéis hipotecários federais padronizados que estipulam que cada empréstimo obtido por Cook para as propriedades em Atlanta e Michigan é destinado à "residência principal". Contudo, um documento analisado pela Reuters, relacionado a uma ação judicial no Condado de Fulton, na Geórgia, claramente aponta que essa estipulação existe "a menos que o credor concorde de outra forma por escrito". A estimativa do empréstimo, um documento preparado pela cooperativa de crédito, afirma "Uso da Propriedade: Casa de Férias".
Validade da Defesa
O documento parece apoiar a defesa de Cook, afirmaram dois especialistas em imóveis que não estão envolvidos em sua representação. Isso se deve ao fato de que, durante o processo de solicitação do empréstimo, ela declarou ao credor que pretendia usar a propriedade como uma casa de férias.
A Cooperativa de Crédito
O credor, a Cooperativa de Crédito do Banco-Fund Staff, baseada em Washington, não respondeu a um pedido de comentário.
Implicações Tributárias
Em outro ponto que pode beneficiar Cook, ela nunca solicitou uma isenção fiscal para a casa na Geórgia como residência principal, segundo registros de propriedade e um funcionário de impostos do Condado de Fulton.
Declaração de Segurança Nacional
Um documento separado, revisto pela Reuters e relacionado a um formulário federal que Cook preencheu ao obter autorização de segurança para sua função no Federal Reserve, mostra que, em dezembro de 2021, ela também declarou a propriedade em Atlanta como uma "segunda casa". Embora não esteja diretamente relacionada ao empréstimo, a declaração nesse documento, um suplemento a um formulário nacional de segurança do governo dos EUA conhecido como SF-86, é consistente com a alegação de sua estimativa de empréstimo em Atlanta.
Contexto Político
As acusações contra Cook ocorrem em meio a uma luta sobre o esforço de Trump para exercer maior controle sobre o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que é uma instituição independente destinada a operar livre de intervenções políticas. Trump frequentemente criticou os governadores do Fed devido à sua relutância em cortar as taxas de juros desde que voltou à Casa Branca no ano corrente.
Outras Questões de Finanças Pessoais
No âmbito da controvérsia, as finanças pessoais de outros oficiais do governo e suas famílias também foram questionadas por políticos rivais, pela mídia e por outros. Na semana passada, a Reuters informou que o pai e a madrasta de Pulte declararam duas casas em dois estados diferentes como sua residência principal, o que levou uma cidade em Michigan a revogar a isenção fiscal para a casa deles e a cobrar o casal por impostos atrasados. Pulte e seus pais não responderam a pedidos de comentário sobre o assunto.


