Oportunidades em Ações de Inteligência Artificial
Investidores devem aproveitar a volatilidade nas ações de inteligência artificial e adquirir papéis a preço de desconto, de acordo com o gestor de portfólio Tom Hancock. Hancock, que administra o GMO U.S. Quality ETF (QLTY), mantém uma perspectiva otimista sobre ações relacionadas à inteligência artificial, mesmo diante do aumento das preocupações sobre uma possível bolha no setor.
Desempenho do Nasdaq
Na terça-feira, quedas nas ações tecnológicas pressionaram o índice Nasdaq Composite, revertendo os ganhos observados na sessão anterior. Na semana passada, o Nasdaq registrou uma queda de 3%, a maior recuo semanal desde abril. Em declarações feitas na segunda-feira durante o programa "The Exchange" da CNBC, Hancock afirmou: "Certamente estaríamos considerando comprar mais" no setor tecnológico. Ele destacou, no entanto, que "não gostamos de todos os nomes do setor, para deixar claro".
Riscos e Oportunidades
Hancock indicou que espera uma quantidade considerável de volatilidade daqui para frente. Um risco fundamental real que pode surgir das flutuações é a possibilidade de que o financiamento diminua, caso a aversão ao risco atinja um nível em que os investidores não estejam dispostos a apoiar os investimentos em capital (capex). "Portanto, onde queremos comprar são empresas que acreditamos que conseguem enfrentar essa tempestade", afirmou, acrescentando que os hyperscalers são particularmente as empresas nas quais ele pretende se posicionar.
Destaques de Investimento
O investidor destacou o Google e sua controladora Alphabet como uma de suas principais escolhas em inteligência artificial. Ele também recomendou ações de planos de saúde gerenciados e empresas farmacêuticas no setor de saúde, que estão passando por dificuldades, observando que a recente venda motivada por preocupações em relação aos subsídios da ACA pode ser uma reação exagerada, uma vez que as empresas não obtêm lucros significativos a partir desses subsídios.
Desempenho do ETF e Composição
Até o momento, o ETF U.S. Quality da GMO apresentou uma valorização de aproximadamente 17,4% neste ano, ligeiramente superior ao desempenho do S&P 500 no mesmo período. As cinco principais participações do fundo são: Microsoft, Lam Research, Alphabet, Broadcom e Apple, nesta ordem. Outras participações significativas incluem Accenture, Eli Lilly, Johnson & Johnson e Thermo Fisher Scientific. O ETF possui $2,7 bilhões em ativos sob gestão e cobra uma taxa de administração de 0,5%.
Perspectivas de Longo Prazo
Hancock aconselhou os investidores a adotarem uma abordagem de longo prazo ao investir em inteligência artificial, uma vez que as aplicações finais para essa tecnologia provavelmente começarão a emergir nos próximos cinco ou seis anos. Ele afirmou que um retrocesso nas ações tecnológicas e de inteligência artificial devido a preocupações de curto prazo — como as vendas desta semana relacionadas ao fechamento recorde do governo dos EUA — não deve alarmar o mercado, considerando que os hyperscalers mantêm balanços financeiros saudáveis e possuem horizontes de investimento prolongados. "Isso realmente não importa, então quando você vê vendas com isso, acho que é uma boa oportunidade de compra", disse Hancock, referindo-se ao movimento volátil das ações nesta semana, causado por preocupações em torno do fechamento do governo. "Por outro lado, quando o mercado fica excessivamente animado com o apetite por risco, provavelmente é um bom momento para realizar alguns lucros".
A Singularidade da Alphabet
Hancock destacou a Alphabet como uma oportunidade "única" dentro do sistema de inteligência artificial, dada sua capacidade de fornecer aplicações finais com Google Search e YouTube, além de infraestrutura para IA por meio de seus chips de Unidade de Processamento Tensor, ou TPU, projetados especificamente. Na semana passada, o Google anunciou que o Ironwood, seu TPU de sétima geração, o chip mais potente já desenvolvido pela empresa, estará disponível nas próximas semanas.
"Eles têm seus próprios chips TPU que lhes conferem uma vantagem de custo sobre outros que estão utilizando chips da Nvidia. Eles também possuem dados proprietários, cargas de trabalho próprias e expertise técnica própria", afirmou o gestor de portfólio. "Portanto, se você está considerando os provedores de LLM, acho que esse é realmente um ótimo local para se posicionar… uma das nossas ações favoritas em inteligência artificial, sem dúvida alguma".
Fonte: www.cnbc.com


