Alerta do Fundo Garantidor de Créditos sobre Fraudes
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em colaboração com entidades representativas do setor financeiro, emitiu um aviso sobre tentativas de fraudes e golpes durante o processo de pagamento de garantias de instituições financeiras que foram liquidadas pelo Banco Central (BC).
Métodos Utilizados pelos Golpistas
De acordo com as entidades envolvidas, os golpistas têm utilizado o nome do FGC e de bancos, além de órgãos oficiais, de maneira inadequada para enganar depositantes e investidores. Essa prática ocorre por meio de e-mails fraudulentos, mensagens enganosas, criação de sites e aplicativos falso, solicitações de dados pessoais e cobranças indevidas de taxas.
Recomendações de Segurança
O FGC, juntamente com as entidades financeiras, recomenda cautela aos usuários. É aconselhável que não forneçam informações pessoais em canais não oficiais, não realizem pagamentos para garantir benefícios e evitem clicar em links desconhecidos. Em caso de dúvidas, a orientação é que se busque exclusivamente os canais institucionais do FGC ou de instituições financeiras.
Entidades Envolvidas no Alerta
As entidades que estão emitindo este alerta junto ao FGC incluem a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), a ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), a ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), a Febrabran (Federação Brasileira de Bancos) e a Zetta – Associação de Empresas de Tecnologia Financeira.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br

