Nova Conta “Trump” para Cidadãos Americanos
Cidadãos dos Estados Unidos nascidos entre 2025 e 2028 em breve poderão se qualificar para receber um montante de $1.000 do governo, depositado em uma conta conhecida como “Trump Account”. Este novo veículo de investimento com impostos diferidos permite que os fundos se tornem disponíveis quando a criança completa 18 anos.
Críticas e Benefícios das Contas
Alguns críticos apontam que essas contas possuem falhas, uma vez que não oferecem auxílio financeiro imediato para os pais que precisam de suporte. No entanto, eu sustento que os benefícios a longo prazo para crianças de todas as classes sociais superam essas preocupações. Isso se dá porque eu tenho a minha própria “Trump Account”, ou pelo menos uma versão muito anterior dela.
Meu Primeiro Investimento
Quando eu tinha 12 anos, meu avô me perguntou o que eu gostaria de ganhar como presente de bat mitzvah. Minha solicitação foi inusitada: ações da General Electric.
Aprendizado sobre Investimentos
Durante minhas viagens de ônibus ao longo da escola fundamental, eu dedicava meu tempo a ler relatórios de avaliação e a acompanhar o preço das ações com um cuidado extremo — muito mais do que qualquer consultor de investimento provavelmente recomendaria. Logo percebi que era arriscado investir em apenas uma empresa. Assim, argumentei a favor da compra de ações de diferentes empresas com o dinheiro da minha bat mitzvah que recebi. Meu pai me incentivou a apresentar a ele minha justificativa sobre as empresas nas quais eu queria investir.
No ensino médio, comecei a realizar um trabalho extra ajudando amigos e familiares a organizar seus armários e, em seguida, listei seus produtos no eBay. O lucro obtido com essas vendas era imediatamente aplicado na minha conta de investimento. Quando eu e meus irmãos brigávamos, muitas vezes eles brincavam que meus pais deveriam simplesmente me deixar no local da corretora que eu utilizava. Para eles, isso seria uma situação vantajosa: eu estaria entre pessoas interessadas em investimentos e eles não teriam que lidar com os incômodos que, supostamente, eu havia causado.
Mas a piada estava com eles: aquele pequeno, mas significativo, portfólio de $1.300 em ações cresceu para $4.200, um aumento de 145% ao longo dos 15 anos que se seguiram desde a minha primeira compra.
Investimentos Permitidos nas Contas
Os fundos nas “Trump Accounts” só poderão ser investidos em fundos de índice de ações americanos de baixo custo e diversificados, como aqueles que acompanham o desempenho do S&P 500, conforme uma lei aprovada no início deste ano.
No entanto, isso não é necessariamente algo ruim. Por exemplo, se alguém decidisse resgatar um investimento de $1.000 realizado há 18 anos em um fundo que acompanha o S&P 500, essa pessoa registraria um ganho superior a 200%, totalizando aproximadamente $4.000, com base no desempenho do índice de 2007 a 2025. (O governo também teria que receber sua parte, é claro.)
Interesse Composto e seu Poder
Embora não haja garantia de que qualquer investimento realizado hoje tenha os mesmos retornos após 18 anos, isso também não pode ser descartado. Isso se deve a um conceito financeiro conhecido como juros compostos.
O funcionamento é o seguinte: se você investir, por exemplo, no S&P 500, que, em média, apresentou uma alta de 10% ao ano, ou em qualquer outro ativo que valorize ao longo do tempo, você acaba gerando rendimentos não apenas sobre o seu investimento inicial, mas também sobre os ganhos acumulados ao longo do caminho.
A melhor parte: não é necessário um grande montante para multiplicar os investimentos. O essencial é o tempo que você permanece investido, proporcionando que seu dinheiro tenha mais oportunidades para acumular ganhos que se somam aos ganhos anteriores.
Apesar de me considerar bastante avançada para uma criança de 12 anos, esse conceito não era algo que eu conseguia entender na época — eu buscava gratificação imediata e a possibilidade de me gabar sobre quanto dinheiro havia conseguido.
No entanto, sou grata por ter, de alguma forma, conseguido ter a intuição de manter quase todas as ações que comprei durante a escola fundamental e o ensino médio, permitindo que eu continue a observar o poder dos juros compostos.
Fonte: www.cnn.com

