Pesquisa Genial/Quaest: Lula Mantém Liderança, mas Avançam Adversários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando nas intenções de voto em todos os cenários eleitorais examinados pela pesquisa Genial/Quaest realizada em novembro. Entretanto, sua margem sobre os concorrentes diminuiu a tal ponto que se verifica um empate técnico com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um possível segundo turno, considerando a margem de erro da pesquisa.
Resultados da Sondagem
Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira, Lula aparece à frente na disputa de primeiro turno, com percentuais que variam entre 31% e 39%, dependendo do adversário. Em comparação, em uma pesquisa anterior realizada em outubro, o presidente apresentava fatias entre 35% e 43% do eleitorado no primeiro turno.
Cenários de Segundo Turno
Nas simulações de segundo turno, embora Lula ainda seja o líder, constata-se uma redução significativa em sua margem de vantagem. Na comparação direta com Bolsonaro, Lula teria 42% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente alcançaria 39%. Essa diferença se aproxima do limite da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Em uma rodada anterior da pesquisa, a vantagem de Lula era de 10 pontos percentuais, com 46% contra 36%.
Comparação com Outros Concorrentes
Em situações em que outros potenciais adversários são considerados, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e Ciro Gomes (PDT), Lula ainda mantém uma vantagem de 5 pontos percentuais. Os percentuais apresentados são: Lula com 38% contra Ciro Gomes com 33%; 41% frente a 36% de Tarcísio; e 40% contra 35% de Ratinho.
Queda em Sondagens Espontâneas
Na pesquisa de outubro, a diferença de Lula para Tarcísio era de 12 pontos percentuais, 13 para Ratinho e 9 para Ciro. Além disso, no levantamento espontâneo — em que não são apresentados os nomes dos candidatos — Lula também registrou uma diminuição, passando de 19% para 14% nas menções. O índice de indecisos aumentou, passando de 69% em outubro para 72% na pesquisa atual.
Contexto da Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, envolvendo um total de 2.004 entrevistados. É possível que a sondagem tenha captado os impactos da megaoperação da polícia do Rio de Janeiro, ocorrida no final do mês passado, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais e 117 suspeitos.
Opiniões sobre a Operação Policial
Uma pesquisa anterior da Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira, revelou que 57% dos entrevistados discordaram da afirmação de Lula de que, sob a perspectiva do Estado, a operação policial foi "desastrosa". Por outro lado, 38% concordaram com essa declaração. Ademais, 67% dos participantes afirmaram que a polícia do Rio de Janeiro não exagerou no uso da força durante a operação.
Fonte: www.moneytimes.com.br


