Pedido de Medidas Judiciais pelo Ministério Público Federal
A Vale (VALE3) informou na noite do último domingo (1) que o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à justiça a adoção de medidas liminares, incluindo o bloqueio patrimonial no valor de R$ 1 bilhão. Essa solicitação foi motivada pelo extravasamento que ocorreu na madrugada do último domingo, na mina Fábrica, situada em Ouro Preto, Minas Gerais.
Justificativa do MPF
De acordo com o comunicado enviado ao mercado, o MPF apresentou uma tutela cautelar antecedente, argumentando a necessidade de prevenir o agravamento de potenciais danos ambientais decorrentes do incidente.
Informações do Governo de Minas Gerais
As autoridades do governo do estado de Minas Gerais informaram na última quinta-feira que, além da água, os rejeitos gerados pela operação de mineração de minério de ferro da Vale na mina Fábrica afetaram o rio Maranhão. Os transbordamentos que ocorreram foram atribuídos às fortes chuvas que se intensificaram no dia do incidente e na semana anterior.
Defesa da Mineradora
A mineradora Vale declarou que irá apresentar sua defesa dentro do prazo legal estabelecido.
Multa Aumentada
Na última sexta-feira, o governo de Minas Gerais decidiu ampliar a multa imposta à Vale, passando para R$ 3,3 milhões, em decorrência dos danos ambientais resultantes do extravasamento. Este novo valor já leva em conta a "reincidência da mineradora em situação semelhante", que ocorreu em agosto de 2023, na cidade de Brumadinho.
Fonte: www.moneytimes.com.br

